André Almeida

Opinião. Black Friday, uma moda que vale a pena apostar!

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Tal como o Halloween, o tradicional Dia das Bruxas que se comemora a 31 de Outubro, também a Black Friday, ou em Português Sexta-feira Negra, que se comemora a 29 de novembro é uma comemoração importada dos Estados Unidos da América em que no dia seguinte ao seu Dia de Ação de Graças se promovem a venda de produtos e serviços e preços muito mais competitivos.

Em Portugal muitas insígnias têm já aproveitado este dia para apresentarem promoções bombásticas e venderem mais produtos e cada vez mais marcas e clientes aproveitam este dia para venderem/comprarem aqueles produtos mais desejados.

Então porque não os pequenos e médios a negócios não aproveitarem este dia para venderem mais? Este pequeno artigo vai elencar alguns pontos a ter em atenção para todos os empresários e empreendedores que queiram aproveitar este dia.

Sendo basicamente um dia dedicado a grandes descontos, os empresários devem ser inteligentes na venda dos seus produtos, devendo não só incidir nos seus produtos mais destacados mas também vender os produtos menos vendidos e tentar liquidar stock.

Tenha em atenção a estes pontos:

Organização do stock de Produtos – Faça um levantamento do que há em stock e defina o que precisa ser escoado. Da mesma forma deve ter atenção à sua capacidade de produção para conseguir dar resposta à maior procura que pode ocorrer.

Negociar com fornecedores – É essencial antes de promover a Black-Friday reunir todos os recursos que serão necessários para que tudo corra bem, nomeadamente os fornecedores. Se quiser oferecer os portes gratuitos nos envios tente negociar com a empresa de transporte previamente as melhores soluções oferecidas.

Comunicação – é essencial comunicar a dar a conhecer a promoção Black-Friday deste dia. Para isso devem-se publicar durante o mês de Novembro a intenção das empresas para que os seus seguidores e clientes saibam com o que podem contar. Use as redes Sociais, o Email e/ou o SMS para lhes dar a conhecer.

Organize a loja e a equipa – Este dia é muito esperado pelos clientes para adquirirem os seus produtos a preços e condições muito vantajosas, pelo que é essencial que a loja e a equipa estejam preparados para um grande fluxo de pessoas nesse dia. Se necessário recrute mais pessoas para atendimento e/ou segurança, pois assim evita problemas. Se tiver uma loja online deve também preparar-se em termos de atualização de preços. Deve mencionar publicamente a intenção e a duração da campanha para que os utilizadores estejam informados.

Planeamento antes, mas durante e após o evento – É importante planear o antes e o durante para que tudo corra pelo melhor mas o pós evento também é importante e pode captar e fidelizar o cliente. Equacione por exemplo enviar uma mensagem de agradecimento a todos os clientes que compraram nesse dia (recolha com consentimento os seus dados no momento da compra) e oferecer outras vantagens.

Estas são pequenas linhas base para que possa tirar melhor partido desta “moda” e assim conseguir vender mais!

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal!

Bons negócios e Boa Black Friday! 🙂

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