Destaque

Usa TDT na sua televisão? Vai ter de sintonizar novamente. Saiba mais

As frequências da TDT vão mudar, o que significa que as famílias que usam este serviço vão ter de sintonizar novamente os seus recetores e/ou televisores. O processo é simples e não exige a troca de equipamentos ou contratação de serviços, pelo que a autoridade das comunicações decidiu lançar uma linha telefónica gratuita para explicar, a quem tem dúvidas, o que tem de fazer para não ficar sem TV.

“Quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da TDT [Televisão Digital Terrestre], designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o próximo dia 27, poderá ligar para o 800 102 002, o número gratuito disponibilizado pela Anacom para este efeito”, informou o regulador, num comunicado.

Telefonar para o 800 102 002 não tem qualquer custo. As chamadas começam a ser atendidas às 9h00, até às 22h, “todos os dias”, garante a Anacom. “No dia 27 de novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35 e, no dia seguinte, funcionará até às 24h, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que, quando o emissor for alterado, quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor”, refere a mesma nota.

Os televisores mais modernos, em que o cabo da antena liga diretamente ao aparelho, podem ser sintonizados no menu, usando a funcionalidade de “sintonia automática”. Para equipamentos mais antigos, que ainda tenham um recetor externo (uma box), o processo automático pode ser feito no menu deste aparelho, com o comando do recetor.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo