André Almeida Opinião

Opinião. O que são Leads?

Redação
Escrito por Redação

Tendo o tempo frio chegado em força, com alguma chuva à mistura, é normal surgirem também os primeiros casos de gripes e constipações, provenientes da reação do organismo às condições climatéricas mais rigorosas. Mas não é para falar de saúde nem é de nenhuma doença que trata o tema do artigo desta semana aqui no Semanário V.

Leads também não nenhum medicamento, substância ou milagre que fará as vendas das empresas dispararem abruptamente mas, irão com certeza ajudar. As Leads somos todos nós, quando entramos numa fase do processo de compra de um produto/serviço de determinada marca.

Vou explicar. Com o iminente sucesso do Marketing Digital, a internet veio mostrar-se como uma grande aliada no ramo dos negócios, possibilitando às empresas expandirem o seu âmbito de atuação e chegar a novos mercados, públicos e por fim clientes.

Os Leads fazem parte de um planeamento com foco em vendas, já que representam oportunidade real de venda e as estratégias para os manter e nutrir para que se tornem clientes são muito importantes.

Mas afinal o que são Leads?

Os Leads são possíveis clientes, ou seja, oportunidade de concretização do negócio (compra). São contactos que exprimiram interesse no produto/serviço da marca forneceram as informações pessoais para saberem/receberem mais informação sobre estes.

Normalmente sobre a forma de formulário de contacto, ao navegar pelas plataformas digitais em que está presente, o utilizador mostra interesse pelo tipo de produto/serviço, pedindo mais informações, o que demonstra a possibilidade que esta pessoa tem em comprar. Esta simples ação faz com que o utilizador “incógnito” passe a ser um utilizador “identificável”, logo torna-se uma Lead com potencial a comprar, tornando-se cliente.

No entanto não basta criar um formulário de contato e inseri-lo num website ou publicar uma foto do produto/serviço nas redes sociais e esperar que alguém insira os seus dados pessoais. Não funciona assim! É necessário saber como gerá-los e depois como nutri-los, de forma a criar uma relação de confiança e credibilidade para que estes passem à próxima fase do processo: a compra. A isto chama-se “relacionar”.

Como nutrir Leads para que se tornem Clientes?

Com a palavra que eu terminei o último parágrafo: Relacionar! Deve-se criar um bom relacionamento com estes potenciais clientes, mantendo um contacto constante através das redes sociais e de outros meios como e-mail, SMS, Messenger, Whatsapp, Telegram (preferencialmente o meio de captação da Lead) oferecendo propostas de valor, como por exemplo dicas para usar melhor um produto ou serviço, uma novidade, uma oferta, um convite para um evento de lançamento, etc. Algo que a Lead veja utilidade e resolva alguma necessidade. Isto vai gerar autoridade da marca.

Deve-se também conhecer bem o público, qual o segmento em que se enquadra. Definir bem as personas com informações como interesses em comum, localização geográfica, preferências e hobbies, estilos de vida etc. Com estas informações já conseguimos personalizar os conteúdos de acordo com o tipo de público.

Entregando conteúdo de valor aos seus clientes e a estas Leads, pouca publicidade tem de ser feita para que estas se tornem Clientes. Posteriormente o contato com o novo cliente deve ser efetuado com frequência, dando curtos intervalos nas comunicações para não “perdê-lo de vista”. Como? Perguntando se o produto/serviço está a corresponder às expectativas, disponibilizando-se para ajudar sempre que necessário, dando dicas de boa utilização dos produtos/serviços, etc. As possibilidades são infinitas e o empresário conhecerá melhor o potencial da sua empresa.

Espero que este pequeno artigo tenham ajudado a perceber este calão do marketing.

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal!

Bons negócios e muitas Leads! 🙂

 

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