Braga

GNR com mais criminalidade violenta no distrito de Braga

A GNR registou mais 20 casos de criminalidade violenta, no distrito de Braga, até ao dia 31 de outubro deste ano, mais 139 furtos em estabelecimentos comerciais e industriais, e a subida de 191 furtos em veículos motorizados, mais 35 casos com violência doméstica.

Para o comandante da GNR de Braga, coronel Borlido da Rocha, que falava na tarde deste domingo, em Vieira do Minho, nas comemorações do Dia da Unidade, essa estatística é a comparação com o mesmo período do ano passado, entre 1 de janeiro e 31 de outubro.

Segundo o responsável distrital de Braga da Guarda Nacional Republicana, houve já 178 casos de criminalidade violenta, mais 20 que no período homólogo de 2018, em que se destacam 67 roubos através de esticão e 32 por outro tipo de roubos ainda na via pública.

Ao todo, o Comando Territorial da GNR de Braga registou, nos dez primeiros meses deste ano, 9.499 crimes, isto é, menos 246 casos, o que corresponde à descida de 2,5 por cento, em relação aos primeiros dez meses do ano de 2018, em especial menos 63 ofensas físicas simples e menos 50 furtos de veículos, bem como ainda menos 366 incêndios no distrito.

O mesmo oficial da GNR disse que “não estamos conformados com os números, sabendo ser a conjuntura sócio-criminal altamente volátil e que exige cada vez muito mais de nós”, enquanto o inspetor da GNR, major-general Dias Gonçalves, após elogiar a dedicação e a competência dos seus profissionais, tivesse, no entanto, solicitado “mais e melhor”, ao nível operacional, do comandante distrital da GNR de Braga, coronel Borlido da Rocha.

Apesar do adágio, segundo o qual “chuva civil não molha militar”, as comemorações do 11º aniversário do Comando Territorial da GNR de Braga tiveram de ser transferidas já à última hora da Praça de Guilherme de Abreu, em frente à Câmara Municipal de Vieira do Minho, para o Pavilhão Municipal Professor Aníbal Nascimento, atualmente em obras, da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, igualmente na Vila de Vieira do Minho.

Comemorações do 11º aniversário do Comando Territorial da GNR de Braga

11º aniversário do Comando Territorial da GNR de Braga © Joaquim Gomes / Semanário V

11º aniversário do Comando Territorial da GNR de Braga © Joaquim Gomes / Semanário V

11º aniversário do Comando Territorial da GNR de Braga © Joaquim Gomes / Semanário V

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo