Braga

1º Encontro: A Intervenção Social nos Problemas Ligados ao Álcool acontece em Braga

Terá lugar, no dia 27 de novembro, a partir das 9h30m, *“1º Encontro: A Intervenção Social nos Problemas Ligados ao Álcool – dos modelos de intervenção ao trabalho em rede”*, uma conferência incluída no projeto “Braga saiu à Rua”, do Núcleo Local de Inserção de Braga.

A partir deste projeto, coordenado pela Dr.ª Paula Freitas, as várias equipas de atendimento/ acompanhamento social e Protocolos RSI do concelho de Braga, foram desafiadas desenvolverem temas específicos, atuais e relevantes para a prática profissional. Assim surgiu o tema do Alcoolismo, desenvolvido pelas técnicas do serviço de atendimento/acompanhamento social (SAAS) da Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Braga (Eva Pereira e Rita Teixeira); SAAS Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha (Liliana Pereira e Vânia Leite); Rede Local de Intervenção Social (RLIS) SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Braga (Fátima Campos e Joana Barbosa); e Protocolo RSI Associação Bogalha (Rita Marques), cuja intervenção social abrange quase a totalidade do território do concelho de Braga.

Depois de uma primeira fase de recolha/ sistematização de dados sobre recursos existentes na área do alcoolismo (prevenção primária, tratamento e (re)inserção social e profissional), privilegiando a região Norte e distrito Aveiro (proximidade geográfica), o grupo organiza  o “1º Encontro:
A Intervenção Social nos Problemas Ligados ao Álcool – dos modelos de intervenção ao trabalho em rede”, que decorrerá no próximo dia 27 de novembro, no Auditório da Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Socias da Universidade Católica Portuguesa de Braga, que se associou ao projeto. Na sessão de abertura, estarão presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis; o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, Armando Osório; o Presidente da Direção Associação Bogalha, Adolfo Fernandes; e o Presidente da Direção da Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha, Albano Sousa, instituições que trabalham com esta problemática no concelho de Braga.

Objetivos definidos

A equipa de trabalho que está na organização deste evento, que contará com a presença de instituições como a Associação Ser + Pessoa – Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira, Associação Esposende Solidário – Comunidade de Inserção /Esposende, Clínica Dr. Nuno R. Santiago – Centro de tratamento de dependência /Fafe e Alcoólicos Anónimos Portugal, pretende fomentar o diálogo e a discussão em torno dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA), promovendo a consciencialização sobre a sua importância.
Simultaneamente, melhorar a intervenção psicossocial e referenciação/apoio das pessoas com PLA no concelho de Braga e reconhecer a importância dos profissionais/voluntários que trabalham na área das dependências/PLA. Por fim, é objetivo diferenciar a atuação técnica perante os diferentes perfis de pessoas com PLA.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo