Barcelos Cultura Destaque Região

Cultura em alta no Colégio La Salle com a Semana Cultural na Biblioteca Municipal de Barcelos

(c) CLS
Redação
Escrito por Redação

Fruto das comemorações do tricentenário da morte de S. João Batista de La Salle, o Colégio La Salle, juntamente com a Direção dos Antigos Alunos, organizou uma Semana Cultural, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Durante os dias 18 e 22 de novembro, foram várias as atividades levadas a cabo, todas elas decorreram às 21:00, com entrada livre.

Na segunda-feira, deu-se a abertura da semana, onde intervieram José Carlos Ferreira, Diretor da Associação de Antigos Alunos, Carla Figueiredo, Diretora Pedagógica do Colégio La Salle e o Irmão Óscar, organizador da exposição que deu cor e pretendeu dar a conhecer João Batista de La Salle, o trajeto de 300 anos até aos dias de hoje e os frutos dados em Portugal.

Na terça-feira, pudemos usufruir de uma conversa acerca do empreendedorismo, onde a capacidade de liderança, o espírito de inovação e a coragem de arriscar, foram alguns dos temas abordados. Com moderação de Luís Miguel Novais, António Ressurreição e Manuel Cortez puderam partilhar com todo o público o seu itinerário pessoal.

Na quarta-feira, a noite foi dedicada à poesia. Com declamadores de enorme categoria e experiência, todo o público se deixou contagiar pela maneira brilhante como falavam e transmitiam. Protagonistas da noite foram Mário Vale Lima e Aurelino Costa, na declamação, e Carlos Costa, na guitarra clássica.

Na quinta-feira, o tema abordado debruçou-se sobre o presente da escola e os desafios de futuro. Intitulado “Que escola para hoje? E para amanhã?”, o painel contou com a presença da Dra. Sandra Macedo e o Dr. Artur Rodrigues, ambos professores com enorme experiência e capacidade de comunicação. Moderada pela vereadora responsável pela educação da Câmara Municipal de Barcelos, Dra. Armandina Saleiro, o evento contou com um diálogo muito enriquecedor, onde todos os presentes puderam desfrutar da paixão, dedicação e discernimento com que ambos os intervenientes exercem a sua profissão e vislumbram caminhos de futuro no campo da educação.

Na sexta-feira, e para finalizar a semana, realizou-se uma noite de fados. Contamos com a presença de João Guiomar, fadista ex-aluno do Colégio La Salle de Abrantes, Mike Martins, na guitarra portuguesa, e Daniel Paredes, na guitarra clássica. Foi uma noite cheia de música, arte e sentimento. Foi uma forma lindíssima de encerrar uma semana cheia de cultura, aprendizagem e sentido de cidadania.

“Não poderia faltar o agradecimento à Câmara Municipal de Barcelos pela cedência do espaço da Biblioteca Municipal, aos colaboradores “O som das palavras” e “APC instrumentos” que disponibilizaram a o material necessário para a exposição de guitarras e noite de fados, e a cada um dos intervenientes que colocou o melhor de si mesmo, para fazer com que o público fosse para casa com o sentimento de ter valido a pena o esforço de se deslocar até à Biblioteca Municipal, apesar da chuva e do frio”, acrescenta a organização em comunicado.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário