André Almeida Opinião

Opinião. Porque apostar no Marketing Local?

Redação
Escrito por Redação

Já abordei aqui a definição de Marketing e a sua amplitude na definição de estratégias para as marcas, onde vimos que marketing não é só comunicação/publicidade, sendo essa apenas uma das “faces” do marketing. Marketing é estratégia que foca nas necessidades (dor) de um público-alvo e busca soluções para as resolver, fazendo que com as marcas obtenham com isso resultados e lucros.

Marketing Local é um conjunto de estratégias que trabalham produtos e serviços para serem “entregues” num determinado local, cidade ou região e funcionam para negócios físicos como para eventos que se realizarão num determinado local.

Como podemos implementar?

Primeiro devemos saber o que o nosso consumidor está à procura, qual o problema que quer ver resolvido: Por exemplo: Qual a farmácia mais próxima? Qual o melhor perfume para o dia da mãe; Onde há um Dentista para crianças? etc. Estas perguntas são fáceis de determinar, pois fazem parte de registo de tendências de procura detidas pela própria Google.

Através ferramenta Google Trends conseguimos saber quais as tendências de pesquisa para determinados termos/temas e localidades, pelo que podemos ter uma perceção de pesquisas e a partir daí planear estratégias.

Falando ainda no panorama Google, outra ferramenta que existe e permite fazer Marketing Local de qualidade é o Google My Business. Esta plataforma (em português Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita muito fácil de usar e que todos os negócios devem utilizar, facilitando a organização e a gestão de informação na Google. Apenas tem de criar o seu perfil e preencher o máximo de informação útil, que estará acessível ao seu público-alvo.

Se reparar, em muitas pesquisas no Google (na página de resultados) é possível observar que a parte superior (em mobile) e a parte direita (em Desktop) já é ocupada por informações de negócios locais registados no Google, pelo que apresentam um maior destaque e probabilidade de serem acedidos.

Com o Google My Business pode fazer quase tudo no panorama Google. Por exemplo pode registar-se no Google Maps o seu negócio, deve criar uma ficha de empresa com todos os dados essenciais, pode receber e responder a comentários de utilizadores, pode fazer publicações que aparecerão na ficha de empresa e em partes destacadas no Google, pode incluir fotos dos seus produtos e serviços do seu estabelecimento, entre outras possibilidades.

Se quiser oferecer uma experiência mais cativante ao seu público e potencial cliente, inclua fotos 360º para que estes possam emergir e “sentir” melhor o seu espaço físico.

Uma vantagem que tem é a possibilidade de receber por e-mail relatórios estatísticos em relação à sua ficha de empresa e às ações que os utilizadores fazem nela, como por exemplo quantas pesquisas, quantos acessos, quantas ligações telefónicas, quantos comentários, quais os termos de pesquisa utilizados para encontrar o seu negócio, etc. Esses dados podem dar uma perspetiva diferente de como o nosso potencial cliente procura as soluções.

As pessoas pesquisam na internet cada vez mais a solução para os seus problemas, por isso a importância de as empresas estarem presentes e mostrarem-se nos locais certos, à pessoas certas. O Marketing Local é uma grande ajuda para isso. Registe já a sua empresa/marca no Google. É gratuito e pode dar milhões!

Espero que este pequeno artigo tenham ajudado a perceber mais um pouco do mundo do marketing.

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal!

Bons negócios! 🙂

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