Ambiente Destaque

Baleia morre com bola de 100 quilos de lixo no estômago

(c) DR
Redação
Escrito por Redação

Um baleia deu à costa esta quinta-feira, na praia de Seilebost, no Reino Unido, com uma bola de lixo com redes de pesca, cordas, copos de plástico, mochilas e correias. “Nós andamos pela praia todos os dias e eu levo sempre uma mochila comigo para apanhar o lixo”, diz um dos locais que encontrou a baleia morta. “Foi bastante triste e desesperante ver as redes de pesca e os pedaços de lixo a sair do seu estômago”.

Os membros da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, uma organização que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecaram o corpo da baleia para tentar perceber qual a causa da sua morte. Na sua página do Facebook, a organização colocou um comunicado onde declara que “o animal não se encontrava em más condições, embora seja plausível que a quantidade de lixo tenha contribuído para a sua morte. Contudo não encontrámos evidências de que o lixo tenha afetado ou obstruído os seus intestinos.”

“A quantidade de plástico que estava no estômago era enorme e isso deve ter comprometido a digestão, e esta morte serve para mostrar os perigos que a poluição marítima tem e aquilo que ela pode causar na vida marítima”.

O animal foi enterrado na praia onde foi encontrado pela guarda-costeira e pelos trabalhadores do Western Isles Council, que também ajudaram a examinar o corpo da baleia.
Segundo os dados da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, os número de baleias e golfinhos que dão à costa sem vida tem aumentado nos últimos anos. Em 2004 foram reportados 204 casos e em 2018 o número aumentou para 930 casos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário