André Almeida

Opinião. Surpreenda e Venda!

Entrados que estamos já no mês de dezembro, este mês é característico pelas épocas festivas que reúne, que são obviamente épocas muito importantes para as empresas poderem fazer mais negócio em quase todos os setores de atividade.

Os consumidores estão propensos a gastar/investir mais, o que resulta também num maior fluxo de bens transacionáveis também entre empresas. A economia “mexe” o que é uma grande oportunidade para negócios B2C (business to consumer) e também B2B (business to business) poderem fazer mais negócios e melhorar resultados na reta final de ano.

Todos os negócios têm oportunidade de gerar mais negócio nesta altura do ano, quer vendendo produtos ou serviços no próprio ano ou encomendando para o consumo no ano seguinte, numa ótica de investimento. Mesmo quem gere um pequeno negócio não se deve sentir intimidado pelas empresas de maior dimensão, onde claramente têm mais orçamento e conseguem investir mais em estratégias de impulso, pois existem muitas formas de se poder aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais resultados (vendas).

Como se pode então aproveitar este último mês do ano da melhor forma possível?

Deve-se ter atenção a alguns tópicos: Preparação Prévia – Todas as ações devem ser pensadas previamente de forma a analisar e trabalhar todos os pontos/oportunidades essenciais. Esse planeamento deve ter pelo menos dois meses de antecedência, de forma a obter um maior sucesso. Não se deve esperar até dezembro para preparar as campanhas de Natal. Um estudo feito pela Marketest (2017) diz que os consumidores começam a comprar os seus presentes de Natal já no início de novembro;

Recompensação dos clientes – Faça estas perguntas a si mesmo: Quais os produtos mais procurados pelos meus clientes? Quais os que tiveram mais pesquisa e atraíram mais visitantes ao meu website/loja online? Se um cliente compra mais um certo tipo de produto em detrimento de outro, nesta época presenteie-o com uma oferta. Se tiver uma boa base de dados dos seus clientes, esse pequeno gesto fidelizá-los-á cada vez mais;

Boa Divulgação – Como as pessoas não sabem das suas ofertas especiais, é necessário dar esse conhecimento. Utilize as redes sociais, o email, ou mesmo o SMS para o fazer, pois são canais rápidos e com taxas de abertura/conversão bastante altas.

O contacto pessoal também é determinante para o consumidor saber que se lembrou dele e se sente importante! Deve-se investir em pequenas experiências nesta altura de forma à expectativa do cliente ser superada. Todos gostamos de receber algo e nesta época estamos mais sensibilizados para tal, por isso, surpreenda!

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal!

Bons negócios! 🙂

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