Braga

Alunos da Escola Sá de Miranda brilham na programação de robots na Roménia

No âmbito do projeto Erasmus + KA229  “Sociable Robots”, um grupo de quatro alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda deslocaram-se a Bucareste,  na Roménia, para participar na 1ª mobilidade deste projeto. O projeto, que tem a duração de dois anos, apresenta como objetivos a criação de contextos práticos para o desenvolvimento de competências digitais e linguísticas, a consciência das ameaças online aquando da utilização da internet, o desenvolvimento das competências pessoais e educacionais na elaboração de apresentações multimédia, a programação de robôs e a promoção da interculturalidade, entre outros. Foi precisamente no pressuposto destes  objetivos que assentaram as diversas atividades em que os alunos portugueses participaram, juntamente com os parceiros da Roménia, Polónia, Espanha e Letónia.

Para além das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, que se centraram na programação de robôs e cenários de *online*, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer realidades e culturas diferentes, de sociabilizar com colegas e professores de outras nacionalidades e de desenvolver competências linguísticas.

Ao longo do desenvolvimento do projeto são várias as atividades e iniciativas que serão levadas a efeito e que envolverão 4 turmas do agrupamento, desde a criação de um logótipo, apresentações multimédia sobre as diferentes temáticas e países/culturas , o trabalho desenvolvido a nível de construção e programação de robôs, a criação de painéis temáticos e trabalhos de campo e experimentação, entre outros. A próxima mobilidade será à Letónia no final de fevereiro.

Em maio o Agrupamento receberá os parceiros para participarem na 3ª mobilidade do projeto.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo