Ambiente

Em Guimarães criou-se uma “Brigada Verde” para defender o ambiente. Saiba mais

Partilhe esta notícia!

A Junta da União de Freguesias de Abação e Gémeos apresentou no passado sábado a sua Brigada Verde, com uma “responsabilidade acrescida na defesa do ambiente”.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, marcou presença neste ato simbólico e deixou uma mensagem aos mais jovens. “A defesa do ambiente deve começar pelos nossos jovens, através da educação ambiental e esse é um trabalho que escola está a fazer de uma forma sustentada, porque o futuro pertence às nossas crianças”. Domingos Bragança alertou para a mudança dos hábitos de vida, assente na educação que os próprios jovens podem praticar em casa. “A prática de hábitos saudáveis e os modos de defesa do ambiente que são transmitidos na escola devem passar para casa, transmitindo às famílias, no sentido de deixarmos um mundo melhor”, referiu.

Domingos Bragança revelou ainda a satisfação pela adesão em força de todas as instituições desta União de Freguesias à nova Brigada Verde.

O presidente da União de Freguesias, José Augusto Araújo, destacou o papel da escola na dinamização da freguesia, confessando o “orgulho” pelo facto de reunir as mais diversas instituições no projeto da Brigada Verde. “Temos uma responsabilidade acrescida na defesa do ambiente e estamos obrigados a manter a freguesia limpa, assim como sensibilizar a população para a reciclagem do lixo”, assumiu o autarca da Junta de Freguesia.

A Brigada Verde é constituída por elementos de todas as instituições da União de Freguesias, entre as quais o Agrupamento de Escolas de Abação, Associação de Pais, Agrupamento de Escuteiros, o Agrupamento da FNA, o Grupo de Jovens Boa Nova de Abação, o Grupo Folclórico de Abação e Gémeos, o Clube Desportivo de Abação, o Grupo Desportivo de Gémeos, o Grupo de Bombos de Gémeos, Grupo BTT e o Grupo Jovens Luz e Esperança de Gémeos.

A primeira ação da Brigada Verde de Abação e Gémeos foi a limpeza dos ecopontos e contentores na freguesia. No dia 21 de março está previsto uma ação de reflorestação de vários espaços verdes e no dia 4 de julho decorrerá uma ação de limpeza do riacho de Moinhos.

A cerimónia de apresentação contou ainda com as presenças da vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, do Padre José Manuel e do diretor do Agrupamento de Escolas de Abação, Firmino Lopes.

 

 

(c) CMG

Comentários

topo