Braga

INL recebe “maratona de ideias” para tornar Braga uma Smart City até 2030

Partilhe esta notícia!

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, e o IPN – Instituto Pedro Nunes, vão juntar especialistas em diversas áreas para uma “maratona de ideias” em torno do que Braga precisa para se tornar numa Smart City até 2030.

Este [email protected] vai acontecer dia 17 de dezembro, terça-feira, das 14 às 22 horas, no INL, em Braga, no âmbito do Fuel, programa de aceleração de startups de base científica e tecnológica, financiado pelo COMPETE.

O programa deste meio dia de debate sobre o futuro de Braga arranca com a apresentação de problemas, a que se segue uma discussão de grupo. Após o jantar vai ser feito um pitch das ideias propostas por cientistas, técnicos, especialistas, empreendedores e entusiastas.
Antes de ser dado o “tiro de partida” vão ser lançados quatro desafios: o que pode oferecer à cidade e à comunidade científica o S.E.N.S.E, um novo edifício a criar junto ao INL destinado à divulgação e experimentação de ciência; como usar a tecnologia para reconverter espaços e edifícios da cidade e como os participantes imaginam que vai ser Braga daqui a 10 anos; de que forma a tecnologia pode apoiar a mobilidade urbana na cidade; e, por último, quais são as soluções mais favoráveis para conseguir uma gestão de resíduos sustentável.

Esta iniciativa conta com o apoio e a intervenção do Município de Braga, do DST Group, dos TUB – Transportes Urbanos de Braga, da AGERE – Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, da BRAVAL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, e da BOSCH.

Para Francisco Guimarães, do Departamento de Negócios e Relações Estratégicas do INL, responsável pelo projeto Fuel, “este evento vai ser uma oportunidade para que empresas, criativos, cientistas e empreendedores estabeleçam contactos e consigam gerar novas ideias num ambiente de inovação aberta, onde se procura aliar o conhecimento à experiência prática”.

A participação na [email protected] é livre, sendo apenas necessário fazer o registo no evento, disponível através da página do INL na Internet (www.inl.int<http://www.inl.int>).

No dia 18 de dezembro, quarta-feira, das 10h ao meio-dia, também no INL, realiza-se a Palestra “Cities as a testbed for technologies”, (As cidades como áreas de testes para tecnologias) com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Administrador da BOSCH, Carlos Ribas, e do CEO do DST Group, José Teixeira.

No final vão ser anunciadas as ideias vencedoras da [email protected].

 

 

Comentários

topo