Destaque

Gil Eannes em Viana do Castelo atingiu 1 millhão de visitantes em 22 anos

Partilhe esta notícia!

O navio Gil Eannes, fundeado há quase 22 anos na antiga doca comercial de Viana do Castelo com funções de museu, atingiu hoje o visitante um milhão. Para assinalar o momento, o Presidente da Câmara Municipal e também da Fundação Gil Eannes, entregou aos visitantes, um casal de emigrantes na Suíça a passar férias em Viana do Castelo, lembranças do navio-museu.

O navio-museu atingiu 1 milhão de visitantes, desde que foi recuperado para assumir funções museológicas. Entre 2013 e 2018, o navio recebeu 342.944 visitantes. Recorde-se que, em 2013, o navio esteve encerrado entre fevereiro e março por motivo de docagem e em 2014 esteve encerrado a visitas por causa de obras inerentes à instalação do Centro de Mar. Ao longo dos últimos cinco anos, o número de visitantes mais do que duplicou, já que em 2013 foram registados 41.398 visitantes e, em 2018, foram assinalados 90.835 visitantes do museu flutuante.

O autarca José Maria Costa, simbolicamente, entregou uma placa comemorativa do evento, assim como algumas lembranças sobre o navio, sublinhando que aquele espaço é um local de memórias para a comunidade vianense e que o Gil Eannes é um marco turístico e histórico da cidade e da região.

Comentários

topo