André Almeida

Opinião. “Facilite a vida ao cliente”

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É Natal! Chegou a época mais esperada do ano, não só para o consumidor mas também para os comerciantes, que vêm nesta época a possibilidade de melhorarem os seus resultados.

As pessoas vêm já preparando esta que é considerada a época mais quente do ano, quer pela envolvente sentimental que transporta quer pelo maior volume de negócios que se desenvolvem. Quase todos os negócios ganham nesta época; seja a fábrica de sacos de papel e/ou embrulhos, seja a empresa de decorações de espaços públicos, sejam obviamente as empresas que vendem para o consumidor final. São todo um conjunto de acontecimentos que envolvem e agitam uma região, uma economia, um país.

Este artigo é obviamente mais direcionado para aqueles que detêm negócios e as dicas apresentadas são para que as apliquem no dia-a-dia e obtenham mais resultados.

Se o leitor divulga o seu negócio o ano todo, os seus produtos, os seus serviços então já está adiantado e aproveitar esta época para alavancar ainda mais as vendas. Se por outro lado, não tem aproveitado para divulgar a sua marca, criada uma comunidade de seguidores e/ou clientes, onde comunica e se relaciona constantemente, então não será propriamente esta época que o vai “salvar”.

Claro que se investir apenas nesta época para promover os seus produtos e serviços, poderá obter resultados. No entanto o esforço e dispêndio de recursos serão muito maiores do que se tivesse vindo a trabalhar o seu marketing regularmente ao longo do ano.

É preciso ter a consciência bem presente de que realmente “quem não aparece, esquece” e isso é uma realidade. As marcas que mais investem em media (digital, analógico, etc), são as que mais vendem, é um facto.

No entanto nada está perdido pois costuma ser tradição existirem as pessoas que deixam tudo para a última da hora. Assim, e porque faltam menos de 10 dias para o Natal vou indicar algumas estratégias que pode seguir para o ajudar a vender mais e melhor.

Divulgue os seus produtos/serviços pensando que fosse você a comprá-los. Como queria que esse produto/serviço fosse? Como se processaria a entrega? Quais as condições ou facilidades que queria que lhe fizessem? Que vantagens tem a sua loja para que escolhesse o seu produto/serviço em detrimento de outro? Se responder a estas questões vai poder identificar e melhorar processos de decisão de compra nos seus clientes e facilitando-lhes essa mesma decisão. Nestes dias as pessoas querem é ver o seu problema resolvido (encontrar os presentes/produtos), por isso quanto mais fácil for esse processo de compra mais vontade o potencial cliente terá de o escolher e com isso ganhar tempo para fazer as suas mil e uma coisas!

Depois aproveite também para incluir informação suplementar nas suas vendas, como por exemplo um cupão, uma oferta, um convite para um evento de forma a cativar o cliente a voltar ao seu estabelecimento. Estas técnicas trabalham as vendas recorrentes, tão importantes para garantirem a sustentabilidade de qualquer negócio.

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal!

Um Feliz Natal! J

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