Braga

Investigador da Universidade do Minho vence prémio literário internacional

Partilhe esta notícia!
A distinção tem um valor de 3000 euros e inclui a publicação da obra em 2020 pela Editorial Galaxia, que coatribui o prémio com a Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia e com o apoio de Caixa Rural Galega, anuncia a Universidade do Minho.
Xaquín Núñez Sabarís, investigador do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professor do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, venceu o Prémio Ramón Piñeiro de Ensaio 2019, pelo livro “Cartografias da narrativa galega contemporánea”. A distinção tem um valor de 3000 euros e inclui a publicação da obra em 2020 pela Editorial Galaxia, que coatribui o prémio com a Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia e com o apoio de Caixa Rural Galega.

O júri reuniu a 27 de dezembro de 2019, no Centro Ramón Piñeiro para a Investigação em Humanidades, em Santiago de Compostela (Galiza), salientou na obra laureada a perspetiva crítica transmedial e a abertura à cultura de grande difusão: “A obra revela de forma inovadora e lúcida mudanças de reportório na produção galega através do estudo do thriller jacobeu, da novela viguesa e do auxe da narcoficção”. O júri foi composto por África López Souto, Luís Alonso Girgado, María López Sández, Anna Rodríguez Figueiredo e Carlos Lema, que elogiou a qualidade das obras originais apresentadas a concurso e a variedade dos temas tratados.

Comentários

topo