Curiosidades

BE propõe “Casamentos de Santo António” alargados a casais do mesmo sexo

Partilhe esta notícia!

Os casamentos de Santo António poderão ser alargados a pessoas do mesmo sexo. Esta é a vontade do Bloco de Esquerda (BE) na Câmara de Lisboa, que deu a conhecer esta quarta-feira uma proposta para que a cerimónia, com tanta tradição na capital, passe a incluir homossexuais.

O documento foi conhecido no mesmo dia em que passam dez anos da aprovação do casamento para pessoas do mesmo sexo em Portugal. O regulamento dos Casamentos de Santo António omite a possibilidade de participação de pessoas do mesmo sexo, indicando apenas que os noivos devem estar em situação legal para contrair casamento. O BE propõe que o boletim de inscrição e a documentação necessária para concorrer a esta iniciativa, que apoia financeiramente casais a concretizarem o seu casamento, seja alterada de forma a contemplar a possibilidade de participação de casais constituídos por pessoas do mesmo sexo nos casamentos civis, avança o JN.

Esta proposta, que será apresentada em reunião do executivo no próximo dia 23 de janeiro, já tinha sido apresentada o ano passado.

Comentários

topo