Destaque

Guimarães. 1300 crianças cantam os reis e encantam no Largo da Oliveira

A tradição cumpriu-se esta sexta-feira, 10 de janeiro, com a iniciativa “Vamos Cantar as Reisadas 2020”, reunindo cerca de 1300 crianças dos Jardins de Infância e ATL de Guimarães no Largo da Oliveira, em pleno Centro Histórico, com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e membros do executivo.

A alegria e entusiasmo dos mais jovens estendeu-se aos familiares presentes nesta iniciativa, com uma mensagem de esperança para o ano de 2020. O Presidente da Câmara Municipal congratulou todas as instituições que se associaram a esta tradição, assumindo “maior responsabilidade” na “construção de um melhor futuro para o que de melhor temos no mundo e são as nossas crianças”.

Domingos Bragança realçou que “as crianças fazem parte nas decisões de hoje para a  construção do futuro” através dos momentos de “participação ativa nos diversos momentos da nossa sociedade” e focou o papel do Município de Guimarães numa vertente distintiva enquanto “Cidade Educadora” e “Cidade Amiga das Crianças”, estatuto alcançado através do processo que baseia-se na aplicação dos direitos da criança nas decisões, políticas e programas do município, recolhendo a sua opinião sobre o concelho como sucede já, por exemplo, com a implementação do Orçamento Participativo de Guimarães dedicado à comunidade escolar. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças no momento presente, contribuindo para o progresso das comunidades, tanto na atualidade como no futuro”, constatou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

A ação organizada pelo Município de Guimarães contou com a presença de 20 instituições do concelho: Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Social da Paróquia de Penselo, Centro Paroquial de S. Romão e Mesão Frio, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Fermentões, Centro Social Paroquial de S. Dâmaso, Centro Social Paroquial N.ª Sr.ª da Conceição, Colégio do Ave, Colégio N.ª Sr.ª da Conceição, Fraterna, GDR “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Jardim de Infância de S. Francisco, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de São Sebastião, Patronato N.ª Sr.ª da Oliveira e SARC Salgueiral.

Na quinta-feira, 16 de janeiro, terá lugar o “Encontro de Reis – Idosos” entre as 14h30 às 17h00, no Multiusos de Guimarães. No sentido de preservar as tradições que caracterizam a quadra natalícia na proximidade entre as famílias e a comunidade, as Instituições de Apoio a Idosos do concelho vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra.

 

 

(c) CMG

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo