Curiosidades

“Design da experiência: Somos o que Comemos” apresentado amanhã no IPVC

O projeto, “Design da experiência: Somos o que Comemos, orientado pelos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares do curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, vai ser apresentado amanhã, dia 14 de janeiro, entre as 9h e as 12h, na sala 4 do Bloco Oficinal, e vai contar com a presença da Chef Margarida Rego.

Os trabalhados realizados pelos estudantes do 1º ano de DESIGN do PRODUTO, no âmbito da Disciplina de Introdução ao Projeto I, deram resposta ao desafio lançado pelos docentes.

“Aumentar a sensibilidade dos alunos de Design em termos de abordagem projetual, encarando os alimentos como matérias-primas e beneficiando das suas características estéticas e formais (cores, texturas, padrões, ação moderadora da forma…) e físicas (consistência, dureza, flexibilidade?)” foram alguns dos objetivos deste projeto. Os docentes sublinham ainda que “houve uma orientação do projeto para a criação de composições com conceitos e/ou visões de abrangência da cultura local, excluindo a vertente gastronómica (o gosto, o sabor, a textura, o paladar?), no sentido que este é um curso de design e não de gastronomia”.

Os pratos a apresentar serão de duas tipologias – saladas e sobremesas – todos concebidos, rigorosamente, sem recorrer ao “tratamento térmico” (congelando ou cozinhando os alimentos).

 

(c) IPVC

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo