Destaque

Mulher fica encurralada na Capela do Senhor da Pedra em Gaia

Segundo avança o jornal “O Gaiense” uma mulher terá ficado encurralada na Capela do Senhor da Pedra, em Miramar, Vila Nova de Gaia.

A vítima, de 38 anos e natural de Leiria, só terá sido resgatada já perto das 07h00 pelos Bombeiros Voluntários da Aguda (BVA).

Diz ainda “O Gaiense” que a mulher terá ficado retida na Capela após a subida das águas do mar e que, no seu resgate, apresentava sinais de hipotermia.

No local estiveram cinco operacionais dos BVA com duas viaturas e três agentes da Polícia Marítima. A vítima foi levada para o Centro Hospitalar Gaia/Espinho.

Capela do Senhor da Pedra

Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem num antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguinte.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo