Braga

Braga. S. Victor recebe o “Cantar as Janeiras” este domingo na Escola Dr. Francisco Sanches

No próximo domingo, dia 19 de Janeiro, às 16h no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches (entrada pela Rua do Taxa), a Junta de Freguesia de S. Victor e a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” realizam o “Cantar as Janeiras”, conferindo, a esta sexta edição, o perpetuar as tradições de desejar Bom Ano e destacar o trabalho dos grupos que se dedicam a esta
prática.
Além disso, esta edição do “Cantar as Janeiras” é uma das expressões« visíveis da relação entre a  Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”, instituição que surgiu no ano lectivo 1978/1979 como Grupo Folclórico dos Professores de Braga, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspetos da cultura popular do Minho. Entretanto, o grupo evoluiu e desenvolveu-se com nova designação, abrindo-se à cidade e à comunidade, passando a acolher todas as pessoas que partilhassem da paixão pela dança popular.

Esta ação que visa desejar bom ano à comunidade, contará com a participação de grupos amigos de “Os Sinos da Sé”, marcando presença o Grupo Folclórico de Macada de Vimieiro, o Associação Recreativa e Cultural de Marrancos, o Grupo Coral do Centro Social e Paroquial da Armada e o Grupo Coral de Guadalupe.

Com esta iniciativa pretende-se enlevar as tradições, dando apoio aos grupos para que continuem este trabalho em defesa da cultura popular. Por outro lado, uma vez que a freguesia de S. Victor é tão grande e pode ser difícil aos grupos percorrer todas as ruas para cantar as janeiras de porta-em-porta, é intenção da Junta de Freguesia proporcionar um evento que funciona como ponto de encontro para que, em simultâneo, se possa desejar bom ano a toda a comunidade.

O evento decorrerá dia 19 de Janeiro, às 16h no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches (entrada pela Rua do Taxa) e a entrada é livre.

 

 

(c) JFSV

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo