Destaque

Bebé engasgado? A manobra de Heimlich pode salvar-lhe a vida. Saiba como

Partilhe esta notícia!

Quando uma criança se engasga é um enorme susto e pode ser perigoso. Aprenda aqui a fazer a manobra de Heimlich, fácil, rápida e eficiente ação que pode salvar a vida de quem se engasgou. É importante a gente saber essas coisas pois, em casos de asfixia, engasgo, a ação de quem está perto tem que ser rápida e eficiente.

A melhor maneira de se ajudar uma pessoa, de qualquer idade, livrar-se de um objeto que ficou preso na garganta, traqueia, e aplicar a manobra de Heimlich em que se usa as mãos para exercer forte pressão no músculo do diafragma que, pela compressão dos pulmões, induzirá uma tosse artificial, um movimento que expulsa o que estiver a obstruir a respiração.

O quer fazer em caso de ser um bebé engasgado

 

O que é Manobra de Heimlich e como fazer

 

Caso o bebé se engasgue com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto na boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

A aplicação em bebês e grávidas tem de ser muito cuidadosa.

 

(c) DR

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

topo