Vila Verde

ATAHCA promoveu formação na internacionalização de micro e pequenas empresas

Partilhe esta notícia!

Decorreu dia 22 de janeiro na ATAHCA o Workshop “Desafios da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da ação”. Os Oradores Filipe Silva e Manuel Campos, Consultores em Internacionalização de Negócios, afirmaram que os processos de internacionalização apresentam um nível de crescimento bastante notório. “São processos utilizado por um cada vez maior número de empresas, nos mais variados setores de atividade”. Esclareceram que na “análise das várias estratégias de internacionalização deve ter-se em linha de conta as motivações específicas da empresa”.

Salientaram estes especialistas que a decisão de internacionalização deve ter subjacente duas etapas distintas: “o ponto de partida encontra-se na existência de uma oportunidade de negócio no estrangeiro, o que pode significar uma opção de localização. O processo desenvolve-se com o estudo e seleção do melhor modo para atuar e explorar essa oportunidade”.

Nesta iniciativa foi ainda dado a conhecer o programa Formação PME (2º ciclo) que no âmbito da temática da Internacionalização, visa capacitar as micro e pequenas empresas para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados. No âmbito da temática da Internacionalização, o projeto visa capacitar as micro e pequenas empresas para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.

Nesta edição, a ATAHCA tem abertas inscrições para apoiar 10 empresas na temática da internacionalização.

Com o apoio de especialistas,  as empresas poderão conhecer mercados externos e caraterizar parceiros; criar e desenvolver a promoção internacional de marcas; realizar prospeção, posicionamento e presença de produtos/serviços em mercados internacionais;  desenvolver ações de marketing internacional, dominar as condições legais, económicas e culturais dos mercados e identificar certificações específicas para os mercados externos; e desenvolver instrumentos de gestão orientados para a internacionalização.

O projeto destina-se a micro e pequenas empresas, com um mínimo de 3 trabalhadores, e com atuação sectorial no Turismo, Serviços, Comércio, Indústria e Construção. As empresas interessadas em participar devem manifestar esse interesse através do email: [email protected].

A ATAHCA é a entidade promotora do projeto Formação-Ação PME “Qualificação das PME” 2º Ciclo 2019-2021, tendo como Organismo Intermédio a AEP/CCI – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria. Este projeto está integrado no Sistema de Incentivos – Projetos Conjuntos, Formação-Ação FSE do Programa Operacional COMPETE 2020.

 

 

(c) ATAHCA

 

Comentários

topo