André Almeida Opinião

Opinião. A importância da Promoção Online

Redação
Escrito por Redação

Enquanto consumidores todos nós temos necessidades, dores, desejos a serem realizados e normalmente procuramos no mercado quem nos consiga ajudar/resolver essas pretensões. Esse mercado é composto por todos os players que oferecem os seus produtos/serviços de forma a resolverem o problema e a entregarem valor ao cliente. No entanto esse mercado está cada vez mais concorrencial, onde a oferta é cada vez maior dificultando muitas vezes a escolha do consumidor, a forma de chegar até nós e em último caso a oportunidade de chegar até ele.

Investir numa presença digital coesa através de um website ou mesmo dos canais sociais mais importantes é importante e nos dias atuais uma necessidade para qualquer empresa, no entanto não basta. É necessário sim relacionar e produzir conteúdos de valor para o público-alvo mas é também e cada vez mais necessário garantir que esse conteúdo chega até ele. É aí que entra a promoção online, ou vulgarmente chamada a publicidade online.

Fazendo uma comparação com o marketing tradicional, os negócios têm as suas localizações físicas, as suas lojas e pontos de venda e sempre sentiram a necessidade de recorrer à publicidade tradicional para chegar a um maior número de pessoas, quer através da televisão, da rádio, dos jornais, etc. Estes meios eram e são ainda muito utilizados pelas empresas para alcançarem um público-alvo definido e que usa estes meios habitualmente, no entanto o meio digital constitui nos dias de hoje um meio que não se pode descurar.

Vou elencar algumas características que nos mostram as vantagens da promoção online dos negócios:

Segmentação de Mercado

Uma vez que a maior parte das pessoas, o nosso público-alvo está inscrito ou utiliza a internet no seu dia-a-dia, há informação suficiente (por parte das diversas plataformas) para conseguir chegar a essas pessoas de forma fácil.

Seja em que plataforma for, critérios como o sexo, a idade, a língua, a localização, os comportamentos, entre outros podem ser definidos numa campanha de publicidade online e permitir que as empresas façam chegar os seus conteúdos as pessoas certas.

Métricas Fiáveis

Esta é outra das vantagens que sai muito destacada em comparação com a publicidade tradicional. No ambiente digital conseguimos medir um grande número de dados e poder agir no momento à medida que os resultados vão surgindo e mediante esses mesmos resultados agir em conformidade.

As métricas são algo muito importante e que permitirão tomar decisões estratégicas que influenciarão diretamente no desempenho da promoção.

Custos Inferiores

Outra das vantagens da Publicidade Online (e se calhar a que mais interessa) é o seu custo ser relativamente inferior comparativamente à publicidade tradicional. De custos falamos do esforço em colocar uma publicidade na internet, que nos dias de hoje se faz relativamente sem problemas, mas também em relação aos resultados obtidos, que tendem a ser muito maiores quando bem planeada for a campanha/promoção. Podemos mesmo dizer que chegar ao mesmo público-alvo através do digital é muito mais barato que qualquer outro meio, como por exemplo por carta ou flyer, tornando o ROI (retorno do investimento) positivo.

Estratégia e Conhecimento

Como em tudo na vida, para se atingir o sucesso é necessário trabalhar muito, estudar continuamente e conhecer muito bem a tecnologia que está ao nosso dispor e no digital mais que nunca. É fácil aceder à tecnologia, às plataformas de anúncios online como Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo, e criar e correr campanhas. No entanto se não houver estratégia todos os esforços tenderão a não surgir o efeito esperado, gerando o desânimo e a descrença nestes canais. Para isso é necessário compreender o negócio, o mercado, o público, o seu comportamento de compra, as suas pesquisas online, entre outros. Esses dados reunidos e trabalhados previamente são essenciais para que uma campanha online tenha maior sucesso de concretização dos objetivos.

Nesse sentido, a estratégia e o conhecimento das plataformas é essencial. Por isso aproveito para partilhar com o leitor o Curso Intensivo de Google Ads que se realizará em Braga já nos próximos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, orientado pelo profissional Roberto Cortez.

Roberto Cortez é especialista em Google Ads com anos de experiencia e milhões de euros investidos em campanhas Google através dos seus clientes, que permitiram alavancar negócios com resultados muito positivos.

Se quiser aprender a desenvolver campanhas promocionais Google Ads, este curso é uma excelente oportunidade a aproveitar na cidade de Braga.

Para saber mais sobre o curso e inscrever-se visite a página dedicada: https://formacao.robertocortez.pt/braga

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal! 🙂

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