Braga

Braga. INL no topo da inovação tecnologia de ponta para empresas da Galiza

Um grupo de empresários do Cluster de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da região espanhola da Galiza visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), para conhecer em primeira mão as diferentes tecnologias que são desenvolvidas nesta infraestrutura científica internacional de referência, com uma forte orientação para a inovação em tecnologias nas áreas nanossensorial, nanoeletrónica, nanorobótica, nanofotónica e nanomedicina, entre outras.

A visita desta delegação permitiu aumentar o conhecimento do INL sobre setor de TIC na Galiza e fortalecer a colaboração entre as duas entidades para desenvolver serviços naquela região espanhola que possam facilitar a transferência da inovação gerada nos laboratórios para a indústria e para a sociedade.

A convergência tecnológica está a transformar radicalmente a forma de trabalhar, fabricar ou fornecer serviços, ao reconfigurar cadeias de valor e modelos de negócios. Estas tecnologias convergentes surgem da confluência de tecnologias, algo em que o INL se especializou, por concentrar, num único espaço, mais de duas centenas de investigadores das mais variadas áreas científicas, com o objetivo de produzir resultados inovadores através do cruzamento entre várias disciplinas aparentemente distintas.

O potencial dessas tecnologias é ampliado quando elas interagem e se combinam de forma inovadora, o que lhes dá a capacidade de inovar de uma forma disruptiva. O Cluster de TIC da Galiza e o INL estabeleceram, a partir de agora, uma colaboração no sentido de levar a inovação aos produtos e serviços das empresas galegas.

O INL é uma organização intergovernamental criada pelos governos da Espanha e de Portugal, que coloca esta Eurorregião no mapa da investigação científica internacional, nos setores da nanotecnologia, biotecnologia e das TIC.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo