Destaque

“Leo” tem 3 anos e precisa de dador de medula. Família pede ajuda

O Leonardo, tem três anos é de Oliveira de Azeméis mas, neste momento, encontra-se internado no Centro Materno e Infantil do Norte, precisando de transfusões e transplante de medula óssea. “Sempre foi uma criança relativamente saudável, alegre e meiga, cativando o amor de todos ao seu redor”, revela fonte ligada à família.

No ano passado, o “Leo”, como é carinhosamente apelidado, deu entrada no hospital de Santa Maria da Feira, devido a umas manchas (género de hematomas) pelo corpo e foi aí que tudo começou. As análises revelaram um nível baixo de plaquetas e o fígado também já estava a ficar alterado. O seu estado de saúde foi piorando, as defesas também ficaram baixas e acabou por ser transferido para o Centro Materno e Infantil do Norte, onde se encontra em isolamento. Depois de mais umas séries de exames e 3 biópsias foi diagnosticado com aplasia medular, ou seja, a medula (fábrica do sangue) deixou de produzir os componentes sanguíneos necessários, como plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. O Leonardo tem de receber transfusões de plaquetas frequentes e necessita de um transplante de medula.

Procuram-se dadores compatíveis

“Neste momento nós procuramos um dador compatível com o “Leo”. Será realizado uma colheita de sangue para saber se são compatíveis, e se forem, será doado sangue e medula. O procedimento não traz grandes riscos para os doadores.  Por isso, ficaríamos muito gratos pelo vosso voluntariado”, pode ler-se no apela do Espinho Solidário. 

As colheitas serão feitas no quartel dos bombeiros de Oliveira de Azeméis. Quem estiver disposto em dar sangue para análise da compatibilidade de medula e também, doar sangue para transfusões sanguíneas que ele irá necessitar até que o procedimento seja realizado, por favor entre em contacto 916887613 916645542 ou através da página Espinho Solidário.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo