Destaque Vila Verde

Vila Verde. Aprovada redução do preço nos passes sociais dos transportes públicos

Redação
Escrito por Redação

A Câmara Municipal de Vila Verde, aprovou hoje, na reunião do Executivo Municipal a proposta que aprova o tarifário para os transportes públicos, com o intuito de diminuir o valor de todos os passes sociais dos transportes rodoviários, com origem na área do Município e com destino aos distritos de Braga e Viana do Castelo, para um limite máximo de 20€. Na proposta, consideram que o transporte individual é responsável pela emissão de mais de um quarto dos gases com efeito de estufa, revelando-se importante promover uma mudança de paradigma, alterando os padrões de mobilidade das populações através de uma maior utilização dos transportes públicos.

Esta proposta está enquadrada nos objetivos do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) de fomento dos transportes coletivos e de garantia de uma maior acessibilidade económica ao transporte público, concorrendo, assim, para uma maior qualidade ambiental e para reduzir as despesas familiares neste capítulo. Com a mesma proposta, a Câmara Municipal de Vila Verde pretende aproveitar este programa do governo central.

O Executivo propõe-se alargar a gratuitidade do transporte escolar ao ensino universitário, para todos os alunos contemplados com bolsa de estudo, sendo que aos demais estudantes o Município comparticipará os custos de deslocação, de modo a que os encargos com os respetivos passes rodoviários tenham também um custo máximo de 20€.

Esta enquadra-se no PART, um programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, lançado pelo governo e aprovado em orçamento de estado.

 

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação