Braga

Encontro Nacional de Estudantes de Informática pela primeira vez em Braga

O Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) reúne pela primeira vez em Braga, de 23 a 26 de fevereiro estudantes de informática de todo o país num encontro anual, repleto de atividade e networking.

O início da próxima semana de fevereiro fica marcada pelo Encontro Nacional de Estudantes de Informática. O ENEI, que vai já na sua décima quarta edição, é um evento repleto de palestras, workshops, atividades de lazer e também de uma mostra empresarial. Este ano, pela primeira vez desde a sua criação, o encontro irá realizar-se na cidade de Braga. A edição deste ano terá lugar no Altice Forum Braga entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2020. Os interessados podem inscrever-se no site oficial: https://enei.pt/

O ENEI foi criado em 2004, fruto da ideia pioneira do Núcleo Estudantil de Informática do Instituto Superior Técnico (NEIIST), do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora (NEEI) e do Laboratório de Gestão do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (LaGe), com o objetivo de reunir todos os estudantes de informática do país num único evento.

Deu-se assim, em 2005, a 1.ª edição do ENEI em Coimbra. Dado o sucesso deste evento, no ano seguinte foi a vez de Évora o receber e no terceiro ano a Guarda. Apesar de terem havido interrupções do evento em 2009 e em 2017, este não perdeu a força nem a pertinência pelo qual é conhecido. Continua a ler para descobrires se a tua cidade já albergou o evento!

Todas as edições tiveram e terão o mesmo objetivo: proporcionar a todos os estudantes desta área uma experiência única, onde poderão enriquecer o seu leque de conhecimentos em várias áreas, graças a atividades lúdicas que serão proporcionadas com temas inovadores e que marcam a atualidade.

No entanto, também não são esquecidos os momentos de lazer e de convívio entre estudantes, onde podem partilhar experiências e socializar num ambiente divertido e descontraído.

Porquê Braga?

Segundo a organização “a cidade de Braga, selecionada como Capital Europeia da Juventude em 2012 e eleita segundo melhor destino da Europa em 2019, caracteriza-se por aliar na perfeição a sua História bimilenar a uma juventude e vitalidade revigorante. Repleta de história desde a sua origem, atualmente aposta na transferência de conhecimento, na tecnologia e na sustentabilidade, atraindo empresas de todos os ramos”.

Focam também a Universidade do Minho. “A Universidade do Minho, fundada em 1973, subdivide-se pelo campus de Gualtar e de Azurém, sendo composta por várias escolas com diferentes áreas de ensino. A UMinho está atualmente entre as melhores universidades do mundo em nove áreas científicas, possuindo inúmeras parcerias de sucesso tanto a nível nacional como a nível internacional em projetos culturais, de investigação e de desenvolvimento socioeconómico. O Departamento de Informática da Universidade do Minho (DIUM), que está inserido na Escola de Engenharia, tem por missão a divulgação do conhecimento, fundamental e especializado, nas áreas da ciência e das tecnologias da computação, com particular destaque para a Programação associada à Verificação e Segurança, os Sistemas Inteligentes, os Sistemas Distribuídos e confiáveis, os Sistemas de Computação de Alto-desempenho, a Engenharia de Software e as Comunicações e Redes de Computadores”.

O local: “o espaço principal do evento será o Altice Forum Braga. Sendo o maior auditório da região Norte e a segunda maior sala de espetáculos do país, possui a capacidade para albergar as palestras e workshops que irão decorrer durante todo o evento. Para além disso, as outras atividades terão lugar no centro da cidade e no espaço envolvente à Universidade do Minho”.

Sem esquecer a equipa: “toda a equipa associada ao projeto possui competências e vontade de proporcionar uma excelente experiência a todos os participantes. Ademais, já foram organizados múltiplos eventos pelo CeSIUM — Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho, tais como a Semana Engenharia Informática (SEI) e as Jornadas de Informática (JOIN), que contaram com a presença de inúmeras empresas conceituadas e convidados internacionais”.

 

Mais no Altice Forum Braga

A exposição original de dinossauros, em turné pelo mundo inteiro, trará, de 21 a 24 de fevereiro, pela primeira vez a Braga e ao Parque de Estacionamento do Altice Forum Braga uma coleção pré-histórica impressionante de várias espécies de dinossauros em tamanho real. Os preços variam entre os 8 euros para adultos e os 6 euros para as crianças entre os 3 e os 12 anos. Crianças até aos 2 anos de idade têm entrada gratuita. A organização tem ainda preços especiais para famílias. A exposição está aberta todos os dias, de forma ininterrupta, entre as 10h00 e as 20h00.

Nesse mesmo fim de semana, no dia 22 de fevereiro, é a vez da magia de Harry Potter subir ao palco do Grande Auditório, pelas 17h30, com o espetáculo “A Música de Hogwarts em Concerto”. Os bilhetes para este espetáculo musical interativo podem ser adquiridos nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online.

O espetáculo infantil “Rapunzel uma Aventura Musical”, promete animar os mais novos no dia 23 de fevereiro, pelas 16h no Grande Auditório do Altice Forum Braga. Os bilhetes para o musical estão disponíveis nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online.

Após a apresentação da programação para este ano, a galeria de arte Forum Arte Braga traz, no próximo dia 28 de fevereiro, em parceria com a Arte Total, a performance “Projeto Intoin”, protagonizada por Francisca Aires Mateus. Guilherme Braga da Cruz, um dos curadores da galeria, refere que esta performance incluirá uma peça central que ficará em exposição até 6 de março. Recorde-se que o Forum Arte Braga, espaço integrado no Altice Forum Braga, é uma iniciativa da InvestBraga que tem como missão exibir artistas portugueses e internacionais num contexto favorável ao diálogo crítico e à polinização cruzada. A entrada para a performance e posterior visita é gratuita.

O Grande Auditório do Altice Forum Braga recebe no último dia deste mês, Renato Albani. O espetáculo de stand-up comedy “Me tornei quem eu mais temia”, é o terceiro de um dos principais nomes da nova geração de comédia brasileira. De regresso a Portugal, o humorista irá abordar a forma como se vê tornar um adulto responsável e o que isto tudo acarreta. Com histórias e situações hilariantes, o comediante vive um novo momento de maturidade da fase adulta. Atualmente, Renato Albani faz parte do elenco do Comedians Club, a maior casa de comédia do Brasil. Para além disso, tem ainda um espetáculo no canal televisivo Comedy Central, famoso pelos seus programas de comédia. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do Altice Forum Braga e online.

Para guardar na agenda, o regresso da AGRO, nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril. O certame, na sua 53ª edição, é um dos mais importantes do sector primário da região do Norte do país e da Galiza. Os bilhetes vão ser colocados em breve à venda, assim como toda a programação.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo