Curiosidades

“O%riginal”. Chegou ao mercado o vinho português que não dá ressaca

A gama O%riginal, do produtor azeitonense José Maria da Fonseca são três vinhos sem álcool – branco, tinto e rosé – pensados para quem quer “toda a experiência de degustação de um vinho sem a presença de álcool”, anunciou a marca em comunicado. A novidade nasce da utilização de uma tecnologia em que a empresa é “pioneira” em Portugal, avança a revista evasões.

“Temos uma tecnologia inovadora para produzir vinho sem álcool. O vinho é feito da mesma forma que o vinho normal, com uvas fermentadas, por isso é um vinho alcoólico, e depois usamos uma tecnologia de destilação a vácuo, a baixa temperatura, que nos permite separar o álcool dos vários componentes do vinho”, explicou o administrador António Maria Soares Franco à mesma fonte.

“Esta tecnologia permite fazer uma desalcoolização até valores próximos de zero (menos de 0,5%), e por ser feita a baixa temperatura preserva muito melhor os aromas do vinho e o produto final, em termos de aromas e sabor, é muito parecido ao vinho com álcool, com a vantagem de não ter álcool”, sintetizou o responsável de marketing do produtor sediado em Azeitão.

Esta não é a primeira vez, porém, que a José Maria da Fonseca, com 185 anos de história, lança produtos sem álcool no mercado – os primeiros vinhos surgiram há 11 anos. Mas a empresa deverá ser – sublinha aquele responsável – a única em Portugal a utilizar a tecnologia de destilação a vácuo, que permite preservar os aromas do vinho. Esta tecnologia é recorrente na Alemanha, Itália, Espanha, Austrália e EUA, sobretudo nas indústrias dos sumos.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo