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ALERTA. Disparam fraudes e queixas de vítimas em vendas no OLX

O aumento exponencial e repentino das queixas de consumidores vitimas de fraudes em esquemas digitais ou com recurso a meios digitais foi o ponto de partida para que o Portal da Queixa e o OLX decidissem unir esfoços no sentido de inverter este cenário. Contam também com o envolvimento da Associação Começar Hoje.

O principal objetivo desta parceria visa a estreita colaboração, troca de informação e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas existentes. As queixas mais apresentadas só por fraudes que se verificam através de pagamentos online, esquemas fraudulentos através de SMS, roubos de identidade e dados pessoais, lojas online fictícias, phishinge outros tipos de cibercrimes

Queixas disparam em 2020

Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 3.450 reclamações relacionadas com burlas,mais 13% do que em 2018, ano em que pouco ultrapassavam as 3,000. A avaliar pelos números do início deste ano, as ocorrências no do sinais de abrandar. Em janeiro de 2020, registaram-se 330 reclamações, o que significa um aumento de 19%quando comparadas s 277 verificadas em janeiro do ano passado. Todos os dias o Portal da Queixa recebe, em média, 10 casos relacionados com burlas ou esquemas de fraude que lesam os consumidores.

Enquanto fundador de uma plataforma digital de grande alcance, sinto o dever cívico de partilhar o meu conhecimento e ajudar outros consumidores como nós, a não serem vitimas de burla, justificou Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa,mais do que uma interno, trata-se de uma parceria cívica e social que convida  luta todos os que no ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos que representam.

Uma realidade que, na opinião do responsável do Portal da Queixa, que  também embaixador da Comissão Europeia para os direitos dos consumidores, através da iniciativa #yourEUright, só poder ser invertida com a partilha de conhecimento, assente numa estratégia global e com a mobilização de todos na construo desta mudança social, afirma.

OLX Portugal  o que apresenta menor índice de fraudes da Europa

O tema da fraude digital ou com recurso a meios digitais no  novo para o OLX, sendo uma das suas principais preocupações/prioridades no apenas no nosso país como em outros mercados em que atua. Nesse sentido, o OLX realiza periodicamente inquéritos a utilizadores dos diferentes mercados, via app, para aferir a evoluo de experiências negativas verificadas na plataforma. No estudo de dezembro de 2019, feito a 1000 utilizadores das mais diversas proveniências, o OLX Portugal obteve o seu melhor resultado desde abril de 2019. Com apenas 9,5% dos inquiridos a referirem ter tido uma experiência na plataforma, o mercado português foi o que registou o menor índice de fraudes em toda a Europa.

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