Destaque Vila Verde

Vila Verde. Zamith Coffee celebra 20 anos a despertar clientes.

(c) DR
Escrito por Joaquim Ribeiro

ZAMITH COFFEE, há 20 anos a servir bem-estar, este é o lema do mentor Júlio Zamith.

 

(c) DR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História da empresa

A “ZAMITH” nasceu em 25 de janeiro de 2000 como empresa vocacionada para operação de máquinas de venda automática – Zamith Vending. Em 2001, torna-se distribuidor exclusivo da Fonte Viva para os distritos de Braga e Viana do Castelo e surge o contacto com o “Office” através da comercialização da água que fez surgir a necessidade de introduzir as bebidas quentes neste segmento. Água, café e solúveis facilmente passaram a fazer parte do portefólio da empresa.  Em Abril de 2005 a Fonte Viva é vendida ao Grupo Jet Cooler e a “zamith” cede a posição em junho do mesmo ano, iniciando uma nova etapa com a Nestlé waters.

“Em 2006, começámos a trabalhar com o café de marca própria “ZAMITH COFFEE”, com a garantia de qualidade da delta cafés. Com o crescimento desta área de negócio e porque sempre olhamos o canal “Office” com a certeza do futuro, e em 2007 passámos a ser uma empresa independente, criámos a zamith coffee”, revela o administrador.

Responsabilidade ambiental da empresa

“Conscientes das responsabilidades ambientais, sempre vimos na pastilha de papel, o futuro do café monodose, rejeitando o mesmo formato em cápsula plástica. Em Abril de 2010 a zamith vending é adquirida pelo Grupo trivalor, o maior grupo português na área de Business & Facility Services. Desde 2007 que vínhamos a ser assediados por este grupo, cedemos então a nossa posição em 1 de Abril de 2010 e ocuparam as nossas instalações, onde desenvolvem a mesma actividade para o norte do país”, revela Júlio Zamith ao V.

“Desde então, focamos todas as nossas sinergias no canal “Office” e desenvolvemos o negócio, contando hoje com um parque de mais de 1000 máquinas, estando presente em Portugal, França, Dinamarca, Angola e Moçambique. Hoje, somos distribuidores das mais diversas marcas de café e somos importadores exclusivos das máquinas de café GRIMAC – Qualità Italia”, complementa.

 

Projetos para o futuro

Júlio Zamith revela que, “O futuro somos nós. O que já teríamos previsto, aconteceu. Cada vez mais são os consumidores que rejeitam as cápsulas plásticas e/ou alumínio e voltam-se para o mesmo formato em papel. Não somos “adivinhas”, mas vemos o que aconteceu em Hamburgo, uma das maiores cidades Alemãs, que proibiu em todos os serviços públicos as cápsulas plásticas ou de alumínio, e esta medida chegará a Portugal. As nossas pastilhas, depois de usadas, servem como fertilizante para as plantas, papel que se desfaz naturalmente, e o café que é  nutriente para a terra.

Empresa não plástico desde 2019

“Assistimos agora à proibição dos copos de plástico. Até junho 2021 tem que haver a mudança, sob pena de pesadas multas, a “ZAMITH COFFEE” desde junho de 2019 que não utiliza plástico, usamos até um selo “Ambientalmente Responsáveis”. Os nossos clientes estranharam, mas perceberam que era uma medida necessária, promovemos comportamentos e práticas que zelam pelo bem-estar do nosso planeta.

 

 

“Ser uma empresa de Vila Verde orgulha-me

“Estamos sediados em Vila Verde desde 2010, até então estávamos nas nossas instalações no Parque Industrial de Ruães. Os nossos clientes estão em todo lado, temos muitos clientes em Vila Verde mas estamos presentes por todo país e além fronteiras.”

“Quando desafiamos a DELTA CAFÉS a desenvolver um projeto de marca própria foi um risco. Risco para nós e para a Delta, depois de todos estes anos como parceiros, estamos satisfeitos e com boas perspetivas para o futuro”, revela o responsável.

 

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

Acerca do autor

Joaquim Ribeiro