Curiosidades

ALERTA: Polícia Judiciária alerta para #desafio aceite no Facebook (foto preto e branco)

Maria aceitou o desafio de colocar uma fotografia sua, a preto e branco, numa loja onde se encontrava, depois de uma amiga ter “plantado” uma mensagem no seu mural de Facebook com o seguinte conteúdo: “A função deste desafio é colocares uma foto tua a preto e branco… A corrente humana embora virtual pela luta contra o cancro. Cola e identifica os teus amigos… Desafia-os tal como fiz contigo.”, conta o Diário de Notícias.

O desafio tornou-se viral e milhões de pessoas estão a aceitá-lo em Portugal. Em Espanha, os jornais alertavam ontem para a falsa campanha de solidariedade classificando-a de “embuste”. A Polícia Judiciária, alertou os 4,7 milhões de utilizadores do Facebook em Portugal para não aceitarem este desafio se a mensagem lhes aparecer via Messenger ou no mural,  Carlos Cabreiro, coordenador de investigação criminal na secção que investiga o crime informático em Lisboa, avisa que esta campanha “pode ser uma forma de angariação de e-mails e de introdução de vírus nos endereços eletrónicos para depois pescar dados (phishing). Muitos destes desafios que têm surgido no Facebook “são falsos e só têm interesses criminosos”.

Na dúvida, não aceite. “As pessoas devem sempre certificar-se se há alguma organização credível por detrás de uma campanha. Se não for o caso não devem participar”, recomendou o investigador em declarações à mesma fonte.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo