Ambiente

ICNF lança APP para telemóveis para registar queimadas. Saiba como instalar

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tinha já uma app de registo online de queimas e queimadas disponível no seu site. Agora passa a disponibilizar uma aplicação para telemóveis, que torna o processo de criação de novas queimas de amontoados mais rápido, podendo ser instalada através do seguinte QRCode:

Por enquanto,a aplicação está apenas disponível no sistema operativo Android com dados móveis activos. No entanto, o ICNF garante que “vai continuar a melhorar o processo para melhor servir o cidadão, com o objectivo de melhorar os tempos de resposta da plataforma”.

Novo servidor

A estas alterações, acrescenta o Instituto, acrescem as melhorias implementadas no aumento de capacidade do sistema, nomeadamente através da “afectação de um novo servidor e optimização do processamento da informação, no âmbito de um processo de melhoria contínua e no sentido de ultrapassar alguns constrangimentos que têm vindo a ser sentidos pelos utilizadores na utilização da plataforma das queimas e queimadas”.

Com estas medidas “foi já possível duplicar capacidade de registo nas horas de maior afluência, em que foram já ultrapassados os 10.500 registos diários. Em 2020 foram já efectuados mais de 312.800 registos na plataforma das queimas e queimadas”, realça o Instituto.

A aplicação online, na plataforma do ICNF, para licenciamento de queimas e queimadas está aqui.

Cerca de 98% das ocorrências em Portugal continental têm causa humana. Assim, diz o ICNF, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo