Braga

InvestBraga com dois novos diretores

Luís Rodrigues e Gil Carvalho são os novos diretores na InvestBraga. Ambos assumiram funções, sucedendo respetivamente a Alexandre Mendes, da Startup Braga e a Ana Ferreira, da área da Dinamização Económica e Atração de Investimento, que ocupou o lugar de chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Braga. A mudança aconteceu, após decisão em recente Conselho de Administração, refletindo a sua confirmação para a função e a garantia de continuidade do trabalho já desenvolvido.

A colaborar com o hub de inovação desde abril de 2019, Luís Rodrigues dará continuidade ao trabalho desenvolvido durante os quase seis anos de atividade da unidade de negócio que já apoiou 138 startups, responsáveis pela criação de 600 postos de trabalho. O novo diretor pretende consolidar os programas de pré-aceleração, aceleração e incubação levados a cabo pela Startup Braga, fortalecer a relação da Startup Braga com os seus parceiros estratégicos nacionais e internacionais e apostar na conectividade entre diferentes ecossistemas de inovação.

O novo responsável da Dinamização Económica e Atração de Investimento, estrutura inserida na empresa municipal InvestBraga, integra a equipa desta agência de dinamização económica desde maio de 2018 como Gestor de Investimentos. Gil Carvalho terá pela frente os novos desafios de promoção e atração de investimento para Braga e a dinamização económica, em colaboração com os stakeholders do ecossistema empresarial da região.

Quem é o novo diretor da Startup Braga?

Luís Rodrigues é Licenciado e Pós-Graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com especialização no ramo de Informação e Jornalismo. Concluiu ainda o Programa Avançado em Marketing Digital da UMinho Exec e o programa de Estratégia de Marketing Digital, na Columbia Business School.

Foi dirigente associativo da Associação Académica da Universidade do Minho, instituição da qual foi Presidente entre 2010 e 2012. Colaborou também com o Jornal Académico, a Rádio Universitária do Minho e foi jornalista do programa Sociedade Civil da RTP2.

Entre 2013 e 2017, integrou os Serviços de Apoio ao Reitor da UMinho, tendo coordenado o Gabinete de Desenvolvimento, estrutura a partir da qual se desenvolveram diferentes dimensões como o fundraising, a relação com a comunidade alumni e a empregabilidade. Entre 2017 e 2019, foi Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Casa de Investimentos – Gestão de Patrimónios, S.A.

Quem é o novo diretor da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga?

Licenciado em Relações Internacionais – Ramo Económicas e Políticas pela Universidade do Minho, iniciou a sua atividade na gestão de empresas, quando assumiu a gestão de uma empresa têxtil familiar de vocação exportadora.

Foi, no entanto, na área do associativismo empresarial, onde coordenou Redes de Cooperação Europeia, projetos de cooperação entre empresas, e foi diretor de Eventos Tecnológicos (como o Minho Campus Party e o IdroneExperience), Exposições e Missões Empresariais que marcou o seu percurso profissional, numa das maiores associações empresariais do País.

Colaborou e integrou grupos de trabalho com diversas entidades de desenvolvimento territorial, nomeadamente: a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa; a Associação MinhoPark Monção; o CECOTRAN – Centro de Cooperação Transfronteiriça do Norte de Portugal-Galiza; o CEDRAC – Conselho Empresarial da Região do Ave e Cávado; A União dos Exportadores da CE-CPLP; o Ordem dos Engenheiros do Norte; a AEP – Associação Empresarial de Portugal, onde foi membro do Conselho Estratégico e do Conselho Coordenador do Programa Novo Rumo a Norte e o Quadrilátero Urbano Barcelos – Braga – Famalicão – Guimarães, onde foi membro do Conselho Consultivo e coordenador da Área da Cooperação e Qualificação Empresarial.

Foi formador na Escola Tecnológica do CITEVE, e integra diversas organizações, sendo Presidente da Associação de cariz social Os Cantiguinhas, membro da Comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga, colaborando ainda na dinamização do Clube de Rope Skipping do CJPII.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo