Braga

Shenyang doa a Braga dez mil máscaras e 500 kits médicos de protecção

A cidade chinesa de Shenyang vai doar ao Município de Braga 10 mil máscaras médicas descartáveis e 500 kits médicos de protecção individual, unindo-se assim aos Bracarenses num momento crítico de prevenção e controlo epidémico da COVID-19.

Em carta enviada pelo presidente da autarquia chinesa a Ricardo Rio, o presidente Jiang Youwei referiu que segundo o provérbio chinês “a adversidade revela os verdadeiros amigos” e por isso, Shenyang está à disposição de Braga, anuncia a autarquia.

A par desta doação, Shenyang – cidade com a qual Braga possui um acordo de amizade e que em breve irá terminar em geminação – disponibilizou-se para partilhar a experiências relativas ao combate deste vírus e à gestão de situações de crise, assim como para facilitar o contacto com unidades de produção de material médico que seja necessário.

Os pormenores deste auxílio foram acertados esta Sexta-feira, 20 de Março, durante uma videoconferência que juntou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o Vice Mayor de Shenyang, Lin Songling, e outros altos responsáveis da cidade chinesa, além de representantes do ACES Braga e do Hospital de Braga, entidades que vão ajudar a identificar as necessidades, pode ler-se em comunicado da autarquia Bracarense.

Ricardo Rio agradeceu o gesto do seu homólogo chinês, lembrando que “toda a ajuda é bem-vinda no sentido de dar as condições necessárias para que os profissionais de saúde e outros agentes de Protecção Civil, que estão na linha da frente no combate ao COVID-19, possam desempenhar a sua missão em segurança”.

“Este é um gesto que nos sensibiliza sobretudo porque vem de um País que travou uma batalha gigantesca e que está agora disponível para partilhar toda a sua experiência e solidariedade”, salientou Ricardo Rio.

O autarca de Shenyang, Li Songling, mostrou-se confiante que Braga será capaz de ultrapassar este momento difícil e que as relações entre as duas Cidades sairão reforçadas.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo