André Almeida

Opinião. O papel do website na Era Covid-19

Antes de mais espero que o leitor esteja bem, se possível resguardado em casa ou na impossibilidade disso com as medidas máximas de proteção individual e coletiva.

A Pandemia mundial provocada pelo novo Coronavírus Covid-19 fez o mundo parar praticamente, algo que parecia inimaginável há algum tempo atrás, onde os mercados, a economia girava a 1000km/hora, sem parar mas… há sempre um mas e a natureza (ou não) fez-nos mostrar que tudo muda de um dia para o outro.

Pessoas são aconselhadas e obrigadas em alguns casos a ficarem em casa, cumprindo isolamento social de forma a conter a rápida propagação do vírus e a permitir ganhar algum tempo às entidades oficiais no cuidado e na pesquisa de soluções.

O mundo e os muitos empresários viram finalmente a necessidade de utilizar os meios digitais para continuar a entregar produtos e serviços aos consumidores. As que já o faziam estão mais preparadas mas as que não tinham qualquer presença digital estão a sentir mais dificuldades. Para elas é especialmente este artigo que servirá para as elucidar e mostrar que é possível contornar esta situação.

Numa estratégia de Marketing Digital, o website está claramente na origem e na chegada de tudo o que são os objetivos estratégicos, pois é através dele que se conseguem cumprir os objetivos previamente estabelecidos: Visita, Registo, Lead, Venda Visualização, etc. O Marketing Digital é muito vasto e compreende muitos canais e técnicas que o tornam demasiado importante e abrangente, no entanto há um elemento que se destaca nesta área: o website.

Uma representação que se utiliza nos manuais da área para exemplificar a estratégia de marketing digital é a de uma árvore que é constituída por raízes, tronco, ramos e folhas, em que numa estratégia de Marketing Digital, o website está representado no tronco, que é o elemento principal. Em baixo temos as raízes que alimentam a árvore, que são a pesquisa, os estudos de mercado, o SEO (análise de palavras chave e tendências do consumidor para determinado produto/serviço)

Depois temos os ramos que são representados por todos os canais que levam os utilizadores ao website (tronco), como por exemplo as Redes Sociais, o Email e SMS Marketing, mesmo o Marketing Offline. Todos estes canais têm estratégias próprias que funcionam e encaminham o potencial cliente até ao website.

As folhas são os conteúdos que são criados nesses diversos canais e nos quais o consumidor interagirá e são nesta estratégia um dos pontos mais importantes pois conteúdos mais impactantes levarão mais visitantes ao website.

Ao falarmos em website estamos a falar igualmente de uma loja online, uma aplicação, uma Landing Page (página de aterragem) onde se pretenda que haja uma conversão, uma ação específica.

Muitos negócios hoje sentem a falta de ter uma base digital para vender e comunicar com os seus clientes neste período de isolamento social. Equacione aderir e implementar uma estratégia digital que o ajude a continuar a vender e a fazer negócio.

Como vê, o website não funciona sozinho. Ele é uma ferramenta importante na estratégia mas só funciona se enquadrado com as outras.

Tenha em atenção estes aspetos e consiga comunicar e oferecer os seus produtos/serviços ao seu público, de forma certa e eficiente!

Se precisar de ajuda conte comigo ou com um profissional de marketing digital para o ajudar!

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou na minha página pessoal! 🙂

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo