Curiosidades Destaque País

Covid-19. Fundação Rui Osório de Castro doa 100 mil euros para crianças com doença oncológica

Escrito por Joaquim Ribeiro

No momento atual de pandemia da Covid-19, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) disponibiliza 100 mil euros para garantir que o cuidado prestado às crianças com cancro – grupo de risco por se encontrarem imunodeprimidas – seja o melhor possível.

Este donativo será destinado à compra de um ecógrafo para o serviço de cuidados intensivos pediátricos do Hospital CHUC – Pediátrico de Coimbra, equipamento de proteção individual e de desinfeção e outros bens ou equipamentos que possam vir a ser identificados como necessários pelos três centros de referência de oncologia pediátrica que existem em Portugal e pelas famílias das crianças com doença oncológica.

Através da Hovione, que se encontra a produzir solução antissética de base alcoólica (SABA), comummente designada por gel álcool, a FROC irá também assegurar a disponibilidade desta solução desinfetante ao seu público-alvo. Esta ação é coordenada com a Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.

Cristina Potier, Diretora da FROC, afirma: “Esta situação de emergência nacional e mundial é totalmente inesperada e ainda não sabemos quanto tempo durará. Perante este cenário, não podíamos ficar de braços cruzados, e excecionalmente vamos apoiar as nossas crianças e as suas famílias fora da nossa área de atuação. Queremos responder às suas necessidades e suas famílias. Elas são sempre a nossa prioridade. Estas necessidades são identificadas pelos três centros de referência de oncologia pediátrica e pela Acreditar”.

Paralelamente, e já na sua área de atuação, a Fundação disponibiliza no Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP) uma secção
especialmente dedicada à Covid-19 <https://www.pipop.info/as-criancas-e-o-covid-19-como-lidar-com-a-pandemia/>.
Nesta área, as famílias encontram indicações básicas sobre os cuidados que devem ter, como lidar e como falar sobre o tema com ligações para outros sites com informação em que se pode confiar.

Sobre a Fundação Rui Osório de Castro:

A Fundação Rui Osório de Castro tem como objetivo apoiar e proteger as crianças com cancro e os seus familiares, concentrando a sua atividade em duas grandes áreas: INFORMAR, ao esclarecer os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil, e PROMOVER A INVESTIGAÇÃO, contribuindo, desta forma, para o avanço da medicina nesta área. Para saber como apoiar a FROC, consulte www.froc.pt.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

Acerca do autor

Joaquim Ribeiro