Destaque

Covid-19. Ponto de situação na Santa Casa de Vila Verde

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde enviou hoje um comunicado às redações da imprensa regional onde dá conta do ponto de situação da instituição relativo ao novo coronavírus.

Um colaborador infetado, dois doentes confirmados positivamente de Covid-19, valências sociais e de educação fechadas, e testes particulares “possivelmente a partir da desta  semana”. Este é o resumo do ponto de situação na instituição vila-verdense.

Comunicado na íntegra:

O surto do novo Coronavírus (COVID-19), declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma pandemia internacional, encontra-se ativo no nosso concelho, e isso desde logo é preocupante para todos nós.

Na nossa instituição, depois das medidas anunciadas pelo Governo no dia 12 de março e a alerta de emergência nacional, foi nomeada uma comissão de risco composta por um Médico, um Técnico de Higiene e Segurança, uma Enfermeira e uma Engenheira Bióloga para estar na linha da frente do combate ao Covid-19 sempre auxiliados pela restante equipa que compõe todas as unidades da instituição.

Além da equipa de Infeção e a comissão de risco, a funcionar permanentemente nos serviços, temos uma equipa de qualidade que vai permanentemente auditar o funcionamento dos serviços garantindo todas as normas em vigor e assegura a qualidade de todos os serviços. Uma equipa multidisciplinar 24 horas no combate ao Covid-19.

Como é do conhecimento geral este é um vírus de fácil transmissão e até ao momento tivemos um colaborador que testou positivo ao Covid-19. Foram tomadas todas as medidas de segurança e em cooperação com a saúde pública, a situação foi analisada e o contágio do colaborador foi num período em que o mesmo se encontrava a gozar férias, logo não houve necessidade de tomar medidas excepcionais com a restante equipa estando todos assintomáticos até hoje passando já o período de 14 dias continuando a trabalhar com normalidade. O colaborador encontra-se em recuperação em casa.

Nas unidades de cuidados continuados há dois doentes da UCCI Média que numa ida a consulta de especialidade ao hospital de Braga testaram positivo estando já as famílias informadas de tal facto e restantes utentes e seus familiares também, para serem tomadas todas as diligências caso a caso. Foi participado à delegação  de saúde e todas as medidas foram adequadas à situação, estando os colaboradores que contactaram com os utentes, em isolamento em casa, a serem acompanhados pela nossa comissão de risco e pelo SNS24 avaliando a evolução de sintomas e os restantes utentes a serem vigiados pela equipa da UCCI Média. Sabemos que é uma situação delicada mas temos uma equipa capaz, dedicada e a trabalhar 24 horas para proteger os nossos utentes e doentes. Temos turnos de 12 horas, sempre com a máxima segurança garantindo o bem-estar dos nossos utentes e doentes.

Como medidas preventivas encerrámos todas as valências sociais e de educação possíveis de transmissão e contágio como a Fisioterapia, a Creche de Prado, o Infantário de Vila Verde desde o berçário ao pré-escolar, o Colégio e o MedicalSpa. No Hospital suspendemos os exames e consultas de especialidade, inclusive gastroenterologia e medicina dentária, mantendo aberto 24 horas o SAP Serviço de Atendimento Permanente, assegurando o serviço  de enfermagem pós cirúrgico e o serviço de comunicação interno e externo para que nunca haja falta de comunicação entre unidades. Para colmatar a proibição das visitas a lares e unidades instalámos em todas as nossas unidades o sistema de videoconferência skype para que os familiares possam “matar saudades” dos seus familiares através de videochamadas.

O material de protecção individual tem sido assegurado mas, como é do conhecimento geral, os fornecedores estão com ruturas de stocks. Temos muitas encomendas já feitas e aguardamos a chegada de reabastecimento do material de proteção estando assegurado o material existente para as necessidades. Recebemos doações de viseiras por parte da equipa do IPCA na pessoa do Vilaverdense Fernando Veloso ao qual agradecemos o gesto.

Queremos fazer testes ao Covid-19 através do nosso laboratório para ajudar no rastreio desta pandemia e apenas estamos aguardar autorização  do Instituto Dr. Ricardo Jorge para fazer os testes pelo SNS.

Entretanto estamos também aguardar a entrega do material e reagentes (Kit’s) para começarmos a fazer os testes particulares possivelmente a partir da desta  semana. É um serviço que vamos pôr à disposição  da população  local, Serviços Públicos e IPSS’s. Queremos servir Vila Verde e a sua população. Como todos sabem este é um momento para cumprir regras sociais e de saúde que são decisivas para o avanço da pandemia: Fiquem em casa.

Estas informações foram actualizadas no dia 30 de março podendo sofrer alterações mediante o desenrolar da situação do Covid-19 na nossa instituição.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo