Destaque

Covid-19. Bento Morais dá a mão a António Vilela. Já há testes em Vila Verde

São vários os Municípios em Portugal que se precaveram atempadamente e em plena pandemia do novo coronavírus já fazem testes de Covid-19 há algum tempo. Exemplos disso são Ponte de Lima, Barcelos, Braga, Vizela, Guimarães, Famalicão, e muitos mais. Vila Verde ficou para trás.

O concelho tem neste momento (dados DGS de ontem) 48 pessoas infetadas com Covid-19. Teme-se que à medida que se façam os testes, este número possa aumentar exponencialmente. O grande receio: os idosos nos lares.

Santa Casa de Vila Verde apoia Município e disponibiliza testes Covid-19 para lares do concelho

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde anunciou, em comunicada enviado ao Semanário V, que tem os primeiros 200 testes himunocromatográficos em Vila Verde.

Segundo a Santa Casa “a disponibilidade do Hospital da Santa Casa de Vila Verde foi feita ao presidente da Câmara Municipal António Vilela que ficou recetivo para uma parceria com a instituição, no sentido de que a Santa Casa disponibilizaria todo o material necessário para a realização dos testes e o município faria a recolha nos lares para depois a análise ser feita no laboratório do Hospital da Misericórdia de Vila Verde.”

Primeiros testes já foram levantados pelo Município

Bento Morais, provedor, “informou o edil vila-verdense dos testes e este, depois de ter vindo a público lamentar-se da falta de testes disponíveis para o concelho, teve aqui uma oportunidade de ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, conseguindo os testes para o pessoal que vai fazer turnos de 7 ou 14 dias nas respetivas instituições. Os primeiros testes foram já levantados no laboratório do Hospital da Santa casa da Misericórdia de Vila Verde”, indicam.

Diz a instituição liderada por Bento Morais que “Vila Verde está a ser fortemente afectado pelo Covid-19 e a Santa Casa mostrou total disponibilidade para cooperar com o município, a fim de se elaborarem testes em IPSS e em grupos de risco do concelho.”

“Quando recebemos a notícia dos testes disponíveis não hesitamos em ajudar o Município nesta fase tão complicada”

Bento Morais diz mesmo que “neste momento estamos já a trabalhar arduamente na lavagem e desinfecção dos uniformes dos profissionais de saúde dos centros de saúde de Vila Verde e Prado, e este é mais um passo que damos para servir a população de Vila Verde. Quando recebemos a notícia dos testes disponíveis não hesitamos em ajudar o Município nesta fase tão complicada onde a cooperação é fundamental.”

Os primeiros testes são prioritários para as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), lares, centros sociais e apoio ao domicílio e outras valências de risco, principalmente para as mudanças de turnos contínuos em lares.

“Estamos atentos às necessidades do concelho e queremos proteger os utentes das IPSS do concelho e mediante a disponibilidade dos fornecedores aumentar a oferta, pois neste momento há falta de kits para entrega como é do conhecimento geral. Estamos a trabalhar para conseguir alargar a oferta dos testes à população em geral e abrir os testes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Administração Regional de Saúde (ARS)” refere a Santa Casa de Vila Verde.

As amostras recolhidas serão analisadas no laboratório do Hospital da Santa Casa.

Recolhas feitas pelos Bombeiros Voluntários de Vila Verde

Segundo indicou ontem o “jornal” O Vilaverdense, as recolhas de amostras estarão a cargo dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo