Destaque

Covid-19. IKEA Portugal avança para ‘lay-off’ pago a 100%

“No seguimento do surto de coronavírus que está a afetar o mundo, e o consequente encerramento temporário das suas lojas ao público, a Ikea Portugal irá implementar, a partir de 13 de abril, a medida criada pelo Governo português para apoiar a manutenção de empregos durante a crise da covid-19, garantindo a totalidade das remunerações base de todos os colaboradores”, informou, em comunicado, a empresa sueca.

Desde o dia 18 de março que a Ikea Portugal mantinha apenas parte da sua atividade de e-commerce, continuando, ainda assim, a assegurar o pagamento total dos salários aos trabalhadores. A decisão para avançar para o regime de ‘lay-off’ relacionou-se, diz, com o impacto comercial que o encerramento das lojas ao público está a ter e com a incerteza quando à data de reabertura. “Assim, a Ikea Portugal, em alinhamento global, decidiu adotar medidas excecionais e temporárias de proteção dos postos de trabalho, através da implementação do sistema de ‘lay-off’ simplificado temporário durante um período de 30 dias, eventualmente renovável nos termos da lei”, acrescentou.

A medida vai abranger cerca de 65% dos colaboradores das lojas, escritórios e centro de apoio ao cliente.

Uma vez que a empresa vai manter o funcionamento da sua loja ‘online’, os colaboradores com funções nesta área, ou noutras que sejam essenciais, vão manter os seus horários, ainda que com algumas adaptações. A Ikea Portugal garantiu, ainda, que todos os colaboradores abrangidos pelo ‘lay-off’ vão continuar a poder usufruir do seguro de vida e de saúde da empresa, bem como o acesso a plataformas de apoio, como a linha de apoio interna a todos os colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus, ou o programa criado para orientar e apoiar colaboradores que enfrentam desafios pessoais relacionados com saúde, problemas de dependência, violência doméstica, instabilidade financeira, entre outros.

 

(c) IKEA

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo