Destaque

Covid-19. “Rastreio” em Vila Verde em funcionamento. Autarquia cedeu “barreiras de proteção e logística”

O Centro Móvel de Rastreio à Covid-19 já se encontra em funcionamento, na modalidade de “drive thru”, junto ao Centro de Saúde do concelho de Vila Verde.

“Com uma capacidade inicial para realizar 50 testes homologados pelo Serviço Nacional de Saúde, este Centro deverá ver aumentado o seu poder de resposta às necessidades da região abrangida pelas entidades parceiras nos próximos dias”, diz a autarquia vila-verdense.

Custos totalmente assegurados pelo Ministério da Saúde/SNS

José Morais, vereador pelo partido socialista na Câmara de Vila Verde garante que os custos são “totalmente assegurados pelo Ministério da Saúde/SNS”.

José Morais dava nota, ontem, que “hoje (ontem) mesmo, enquanto a média nacional de novos casos foi de 4%, Vila Verde conheceu um crescimento preocupante de 25%. Esta unidade móvel, que servirá também os concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho, permitirá que os casos que forem referenciados pelas autoridades de saúde não terão de se deslocar para fora do concelho.”

O Município de Vila Verde, numa posição mais de logística, “também apoia esta iniciativa, cendendo as barreiras de proteção”, diz o vereador.

José Morais quer unidade de acolhimento de retaguarda no combate à pandemia

José Morais deixa ainda palavras a António Vilela, edil, sugerindo a criação de uma unidade de acolhimento de retaguarda: “a Câmara de Vila Verde, em parceria com as IPSS, deve avançar imediatamente com uma unidade de acolhimento de retaguarda no combate a esta pandemia capaz de acolher utentes e profissionais das IPSS que se encontrem em emergência sanitária. Há autarquias que estão a utilizar pavilhões desportivos, que são temporariamente adaptados à circunstância. Devemos avaliar essa, ou outra possibilidade. Não podemos é ficar de braços cruzados.”

Centro funcionará às terças-feiras das 9h00 às 19h00 e às quintas-feiras das 9h00 às 13h00

Este serviço irá funcionar às terças-feiras, entre as 9h00 e as 19h00, e às quintas-feiras, entre as 9h00 e as 13h00. Estará também garantido o funcionamento desta estrutura em todos os concelhos que integram esta parceria, junto dos respetivos centros de saúde, em regime bissemanal, estando, assim, assegurados períodos de permanência em cada município.

Necessário prescrição médica e marcação prévia

Assim, as pessoas suspeitos de estarem infetados pela Covid-19 e uma vez devidamente referenciados pelo SNS, com prescrição médica e com os testes marcados, poderão realizar o exame de despistagem da doença. No sentido de agilizar o processo, nesta fase inicial, as pessoas nestas condições foram contactados tendo em vista o agendamento da realização dos exames de diagnóstico da doença.

© CM Vila Verde

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo