Ciência

Covid-19. Portugueses adaptam-se à vida com restrições

Segundo o Barómetro Nielsen Covid-19 os portugueses adaptam-se à vida com restrições provocadas pela pandemia Covid-19 focando em alguns pontos importantes:

  • Consumo decresce na semana em que os Portugueses começam a viver com restrições
  • E-Commerce regista crescimento em ocasiões de compra e captação de lares
  • Refeições realizadas em casa potenciam vendas de produtos alimentares
  • Portugueses procuram melhorar a sua qualidade de vida em casa

O e-Commerce regista ganhos em termos de ocasiões de compra (+77%) e de captação de lares (+75%). Conduzidos pelo contexto atual da pandemia, os consumidores parecem mais recetivos à facilidade e comodidade de realizarem as suas compras através de plataformas digitais.

O Barómetro Nielsen Covid-19 mostra que com os Portugueses a viver com restrições, assistimos a um decréscimo nas vendas, segundo dados apresentados no Barómetro semanal da Nielsen.

Produtos alimentares crescem com permanência em casa

Os produtos alimentares crescem, contrariando a quebra generalizada verificada no retalho alimentar. Os frescos apresentam um decréscimo, mas este é inferior à média do total do mercado.

“O facto de os portugueses estarem agora confinados nas suas casas altera alguns dos seus hábitos e rotinas diárias. No caso da Alimentação, muitas das refeições passaram a ser confecionadas e consumidas em casa. Tomar o pequeno-almoço e o lanche em casa e fazer petiscos e sobremesas levou a um forte dinamismo de algumas categorias, que surgem agora no topo dos maiores crescimentos, como as Bebidas Quentes (+38%) e as Sobremesas/Doces (+30%)”, explica Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

Mais cozinha em casa e menos take away

Os portugueses parecem mais propícios a cozinhar em casa, algo que é também patente no facto de o retalho alimentar perder neste período mais de 70% em Take-Away/Cafetaria face à semana homóloga.

Entre os frescos, apesar do decréscimo em algumas categorias, há segmentos que evidenciam uma tendência contrária e que se destacam pelo forte crescimento devido a dois fatores: defender o sistema imunitário e cozinhar mais em casa.  Mantém-se também a preocupação com a higiene, saúde e limpeza do lar, registando-se crescimentos significativos em Acessórios de Limpeza (+44%), Limpeza do Lar (+20%), Cuidados de Saúde (+9%), entre outras categorias.

Neste contexto, as categorias com maiores quebras refletem bem que os Portugueses se mantêm em casa, entre as quais se destacam os Produtos Solares (-85%), os Produtos para Calçado (-52%) e os Perfumes (-51%).

Páscoa em casa diminuiu as saídas aos centros urbanos 

Com o agravamento da limitação à circulação no período da Páscoa, este ano todos sabemos que foi diferente. Com alguns sinais de menos – menos reuniões familiares, menos saídas dos centros urbanos e menos ofertas – mas também com alguns sinais mais – mais mesas de Páscoa e mais refeições em casa”, comenta Marta Teotónio Pereira.

Barómetro Nielsen Covid-19 é um estudo da Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) que disponibiliza aos setores de media e publicidade métricas imparciais e confiáveis que criam uma compreensão partilhada sobre o setor necessária para o funcionamento dos mercados. A Nielsen Global Connect disponibiliza a marcas e retalhistas de bens de consumo informação e insights precisos e práticos e uma visão completa de um mercado complexo e em mudança de que as empresas necessitam para inovar e crescer.

 

 

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