Curiosidades

País. Portugueses cada vez saem mais de casa e cumprem menos confinamento

A consultora PSE estuda a mobilidade dos portugueses, em continuo. Este estudo é um painel que implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia, desde 2019. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada, que é representativa do universo em estudo.

Primeiramente há que dizer que o comportamento da população relativamente ao confinamento em casa é muito diferente nos dias úteis (onde é menor) do que é durante o fim-de-semana (onde é maior). Há uma queda – embora não acentuada – do nível de confinamento, visível na última quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e quarta, comparando os valores dos dias homólogos anteriores, concluímos que têm tido uma queda média de -13%, revela o estudo da PSE.

 

 

 

Como se trata de uma análise já à 7 dias, podemos concluir que há uma queda do confinamento, mas a um ritmo moderado, com um valor médio de apenas -13% para esse período de 7 dias, comparados com os 7 dias anteriores homólogos. Isto é, comparando 2ªfeira, com 2ªfeira e sábado com sábado.

Estávamos ontem com 57% dos Portugueses Confinados em Casa, um valor que é igual ao verificado no dia da declaração do estado de emergência. E dos mais baixos verificados durante este período em que estamos em estado de emergência.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo