Destaque

GNR alerta: “Burlas MB WAY aumentam em todo o país. Conheça os esquemas”

A GNR alerta em comunicado que “As burlas incidem, sobretudo, em anúncios online para compra e venda de objetos e em sites de artigos usados. Os burlões utilizam o desconhecimento das vítimas que, ou não têm o serviço ativo, ou tendo-o, não sabem utilizar devidamente a aplicação. De seguida vamos dar-lhe a conhecer três situações distintas, utilizadas através desta aplicação:

Situação I
Os suspeitos convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma.

Situação II
Uma outra forma de burla, consiste em associar o número do Cartão SIM (da vítima), indicando-lhe o código PIN de 6 dígitos que deve inserir. Esta indicação é feita por duas vezes, uma para indicar o código PIN e outra para o validar. Para confirmar a operação, pedem ao lesado para clicar na tecla “Confirmar”, em seguida solicitam que seja indicado o código de ativação de 7 dígitos que recebera por SMS, ficando o suspeito com acesso à conta da vítima, sem associar o seu contacto SIM.

Situação III
Os suspeitos pedem o número de telemóvel associado ao MB WAY e informam a vítima que vão fazer a transferência, alegando que esta vai receber uma mensagem para confirmar o valor do pagamento. No entanto, o burlão, em vez de elaborar e enviar uma mensagem de “Enviar dinheiro”, envia uma mensagem de “Pedir dinheiro” no valor acordado com a vítima, alusivo ao preço do artigo a adquirir, escrevendo uma mensagem livre um texto do género:
“O MB WAY recebeu ordem de transferência para o seu número no valor de 500€. Aceita enviar o dinheiro para a sua conta?”
Desta forma, transfere essa importância para a conta do burlão e não o contrário, como seria expectável.

Se ainda não conhece os procedimentos para a utilização da aplicação MB WAY, siga os nossos conselhos:
– Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.
– Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
– Nunca forneça códigos a terceiros”.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo