Braga

Braga. Feira semanal de retalho e grossistas reabre na próxima semana

A Feira Semanal de Retalho e a Feira de Grossistas voltam a receber clientes na próxima semana, mas com novas regras. A decisão de reabrir aquelas feiras foi tomada em conjunto pelo Município de Braga e pela InvestBraga. O atendimento aos Feirantes será realizado pela InvestBraga no Altice Forum Braga, a partir de 18 de Maio de 2020.

Com o levantamento gradual das medidas de confinamento, a Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas, que se realizam habitualmente à terça-feira, voltam ao seu funcionamento, com a disponibilização dos habituais produtos e serviços, já no dia 19 de maio.

De acordo com a administração da InvestBraga, a decisão de abertura traz consigo a definição de diversas medidas de proteção, quer para feirantes, quer para quem os visita. Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga, salienta “que é necessário introduzir regras que permitam criar um clima de segurança em todas as atividades, sendo as feiras apenas mais um exemplo, de modo a permitir que os nossos clientes possam voltar às suas rotinas com confiança”.

Após uma paragem de mais de dois meses, a reabertura destas feiras está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), tendo os comerciantes que obedecer a um conjunto de normas de funcionamento específicas, que visam garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade.

  • Obrigatoriedade de uso de máscara pelos feirantes da Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas;
  • Os utilizadores/clientes das feiras devem, no espaço da feira, utilizar máscaras.
  • Os utilizadores devem respeitar entre si a distância social de segurança (2 metros), no momento de visita aos stands para fazer as compras.
  • Nos recebimentos os feirantes devem evitar o uso de numerário, privilegiando o pagamento automático (Multibanco, MBWay e Contactless).
  • Os feirantes devem ter desinfetante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes;
  • Os feirantes devem desinfetar as superfícies da zona de venda que usarem, ou que estiveram em contactos com os clientes.
  • Os feirantes devem higienizar as mãos no início e no final de cada atendimento.
  • Os utilizadores/clientes devem evitar tocar em objetos e superfícies.
  • O transporte de produtos/mercadorias deve ser efetuado mediante o respeito das necessárias regras de higiene e sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde.
  • No caso de venda de qualquer produto alimentar devem seguir as regras do HACCP, bem como as recomendações previstas na recomendação da DGS nº023/2020 de 8 de maio de 2020, para estabelecimento de restauração e bebidas

Não devem estar mais de 2 pessoas por bancada/espaço de atendimento dos feirantes

Em conformidade com as diretrizes da DGS, será obrigatório, quer para os clientes, quer para os vendedores, todas estas medidas de contingência devem ser respeitadas e cumpridas.

As medidas determinadas pelo Município de Braga e pela InvestBraga visam criar um clima de segurança e confiança para disponibilizar um conjunto de bens para o dia a dia de todos os munícipes, assim como permitir a continuidade da atividade profissional dos diferentes vendedores.

O Administrador Executivo da InvestBraga aponta ainda que “é necessário, cada um de nós, em conjunto com o todo, ajudar a retomar o sistema económico da região e para que as nossas vidas voltem pouco a pouco a alguma normalidade”.

 

(c) CMBraga

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo