Amares

Minho. Caminhos de São Bento da Porta Aberta vão ter nova sinalização

A Comunidade Intermunicipal do Cávado entregou, esta semana, ao Município de Vila Verde e a todos os Municípios do Cávado – Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Terras de Bouro a nova sinalética dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta.

Partindo de um desafio lançado pelo Senhor Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga e pela Irmandade de São Bento da Porta Aberta, para fomentar e promover “o caminhar em segurança” nos caminhos de São Bento da Porta Aberta, a CIM Cávado e os seus 6 Municípios associados, em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta, promoveram o projeto de valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta na NUT III Cávado.

Um caminho principal e estrutural que une o território do Cávado

Atendendo aos vários caminhos de São Bento existentes na NUT III Cávado, foi definida uma rede de Caminhos, constituída por um caminho principal e estrutural que une o território do Cávado, com origem em Esposende, passa por Vila Verde, até São Bento da Porta Aberta, com cerca de 70 km de extensão, e 3 trajetos variantes, unindo assim os 6 concelhos da NUT III Cávado, num conjunto de aproximadamente 120 km de caminhos identificados.

Neste sentido, a CIM Cávado formalizou uma candidatura ao programa Interreg España-Portugal (POCTEP), que viu aprovada, a qual permitiu o desenvolvimento de uma imagem de marca do caminho, e várias soluções de sinalética direcional, entre painéis informativos a implementar nos caminhos identificados, assim como a reprodução das várias soluções a implementar nos 6 concelhos.

Municípios avançarão em breve com a implementação no terreno

As várias soluções de sinalética já foram disponibilizadas aos Municípios, que avançarão brevemente com a implementação em terreno. Esta sinalética permitirá uma leitura comum dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes que o percorram.

 

(c) CMVilaVerde

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo