Mundo

Foi há 30 anos que a OMS desclassificou a homossexualidade como um distúrbio mental

O Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (em inglês: International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia), assinalado em 17 de maio, foi criado em 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT).

A data de 17 de maio foi escolhida especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), uma das primeiras grandes conquistas da comunidade e do ativismo LGBT+.

Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países, incluindo 37 onde relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são ilegais.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia recebeu reconhecimento oficial de vários Estados, instituições internacionais como o Parlamento Europeu e inúmeras autoridades locais. A maioria das agências das Nações Unidas também marcam o dia com eventos específicos.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo