Cultura

Vila Verde. “Bênção dos animais” em Mixões da Serra cancelada

A a Confraria de Santo António de Mixões da Serra emitiu comunicado à redação do V e informa que: “É com enorme pesar e tristeza, mas com um grande sentido de responsabilidade social, que a Confraria de Santo António de Mixões da Serra, informa que, atendendo ao contexto de contenção da pandemia COVID-19 e de acordo com a normas emanadas pela Direção Geral de Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa, este ano 2020, pela primeira vez na história, não se realizará a tradicional e secular bênção dos animais, agendada para o dia 07 de junho, assim como as festividades em honra de Sto. António de Mixões da Serra, no dia 13 de junho.

Apesar desta decisão difícil, manter-se-ão as celebrações da Eucaristia, com as devidas precauções e restrições a que neste momento todos estamos obrigados, no dia 07, pelas 15h (dentro do Santuário com transmissão áudio para o exterior) e no dia 13, pelas 11h (Eucaristia campal, no recinto do Santuário.)

Neste sentido, as habituais procissões e toda a  programação de animação não se realizarão tendo em conta o ponto n.º10, do comunicado de 2 de Maio da Comissão Episcopal Portuguesa, onde se  diz que: “Procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral”.

Recomenda-se, ainda, que todas a pessoas que compõem o grupo de elevado risco (Idosos, pessoas com doenças oncológicas, ou outro tipo de doenças) que não façam as suas romarias nestes dias.

Assim sendo, apela-se à compreensão e responsabilidade de todos os peregrinos de Santo António de Mixões da Serra, bem como ao cumprimento das regras adotadas para a circulação dentro Santuário como forma de proteção no contágio do vírus.

Informa-se, ainda, que a Confraria de Santo António de Mixões da Serra não se responsabiliza, em tempo de pandemia, por eventuais contágios.

Na esperança de que esta decisão é para o bem de todos, pedimos, por intercessão de Santo António de Mixões da Serra, a graça de em 2021 nos voltarmos a reunir neste emblemático Santuário, para darmos continuidade às tradicionais celebrações que marcam a exclusividade destas festividades”.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo