Braga

Braga. Tiago Pereira do colégio Dom Diogo de Sousa finalista das Olimpíadas Nacionais de Informática

Já são conhecidos os oito melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2020), que ocorreu na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020, onde está Tiago Pereira, aluno do 12º ano do Colégio Dom Diogo de Sousa em Braga.

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2020) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020. Os oito melhores concorrentes da final irão realizar um estágio de preparação, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Seleção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Seleção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2020, organizadas por Singapura.

Covid-19 impede a realização de provas presenciais

Pela situação que temos vindo a atravessar, nomeadamente a pandemia do COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde e do Governo, este ano a Final Nacional e a Prova de Seleção serão realizadas online e não presencialmente, contrariamente aos anos transatos.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática.

 

(c) DR

Duarte Nóbrega – 12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)

Pedro Dias – 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

Rui Wang – 12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro)

Ricardo Antunes – 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)

Tiago Pereira – 12º ano do Colégio Dom Diogo de Sousa (Braga)

Pedro Costa – 11º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)

Leonardo Tavares – 10º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

João Rocha – 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo