Curiosidades

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Criança! Será sempre um dia especial…

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país. Em Portugal é celebrado no dia 1 de Junho contemplando actividades como desfiles, visitas escolares, leitura de textos, declamação de poemas, desporto, desenho, entre outros. Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo flagelado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente bem como a China entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas diárias.

Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar diligências para defender as crianças. Foi assim que nasceu a United Nations Children’s Fund – (UNICEF) que tinha como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Contudo a tarefa continuava difícil uma vez que, nem todos os países tinham os recursos necessários para dar as condições necessárias às suas crianças.

Em 1950, por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, foi proposto às Nações Unidas que fosse criado um dia dedicado exclusivamente às crianças. Esse dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano nascendo assim a celebração do Dia Mundial da Criança!

Este ano em fase de pandemia as celebrações do dia da criança serão mais virtuais ou em distanciamento mas o dia será sempre especial.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo