Braga

À Conversa com Vânia Vilas Boas do INSPIRA-TE

À Conversa com Vânia Vilas Boas, responsável de Marketing e Comunicação e Owner do INSPIRA-TE by Vânia Vilas Boas

“… irei lutar sempre por aquilo que me apaixona e que me faz feliz.”

A manhã estava fria e enevoada, o ideal para a sessão fotográfica que a Vânia iria realizar para o seu mais recente projeto. Uns dias antes havíamos combinado este encontro, num dos lugares mais bonitos da cidade de Braga e em antecipação dos dias que se iriam seguir. A Vânia estava visivelmente feliz, nervosa, mas feliz, e isso marcou o ritmo dos passeios no Bom Jesus e os registos fotográficos e escrito com que te irei deixar. Esta entrevista sairá antes um dia do lançamento do Inspira-te by Vânia Vilas Boas.

Andreia Santos: Olá Vânia. Obrigada por teres aceite conversar comigo e contar um bocadinho da tua experiência a quem nos irá ler. Começo por te perguntar quem é a Vânia? (Riso).

Vânia Vilas Boas: Olá Andreia, obrigada pela oportunidade. Posso dizer-te que a Vânia é uma sonhadora. Sou apaixonada pelo mundo, pelas viagens, pela fotografia, pela música, pelos livros, pela escrita, pela dança, pela vida e os seus desafios. Desde cedo que luto pelos meus objetivos e por tudo o que me faz feliz. Adoro comunicar e estar em contacto com as pessoas.

A.S.: Sou testemunha disso. Podes falar-me do teu percurso em traços gerais?

V.V.B.: Desde cedo que sou apaixonada pela leitura e pela escrita e por isso ingressei no Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Fiz Erasmus na Universidade Pontíficia de Salamanca, experiência que me marcou profundamente a nível pessoal e académico. Realizei o meu estágio no Rádio Clube Português em Lisboa e concluí a minha tese de mestrado na área de Informação e Jornalismo. Passei por várias experiências profissionais desde atendimento ao cliente, recursos humanos, formação, marketing e comunicação. Há dois anos participei juntamente com uma das minhas melhores amigas do projeto Vânias: o lado V da vida, um blog dedicado ao lado mais positivo, alegre e verdadeiro da vida. Atualmente sou responsável da área do marketing e comunicação numa empresa do ramo Imobiliário. Neste momento estou muito focada no meu novo projeto pessoal: O Inspira-te by Vânia Vilas Boas.

Ksar Ouled Debbad, Tataouine- Tunísia

A.S.: Estás de facto quase a lançar o Inspira-te e esta entrevista também será a preview, o que tens para me contar?

V.V.B.: Daqui a uns dias será lançado o meu novo projeto sim, o Inspira-te by Vânia Vilas Boas. É dedicado à venda de produtos inspiradores e pretende inspirar através da cor, da forma, da textura, do cheiro e das sensações que produz na nossa mente. É um sonho que tenho já há bastante tempo e que vejo agora realizado. É um conceito com alma e propósito que pretende surpreender através dos sentidos. Alguns dos produtos são feitos por mim, outros por pessoas muito próximas com um talento enorme e outros importados de países que me inspiram. O que me apaixona neste projeto é ele ter tanto de mim e me permitir transmitir aos outros um pouco da minha essência.

A.S.: Com certeza há pessoas que te são importantes na vida. Há alguém que consideres em especial?

V.V.B.: As minhas pessoas VIP são sem dúvida a minha família e os meus amigos. São eles que estão presentes nos piores e melhores momentos. São eles que me impulsionam a ser cada vez melhor e me encorajam a cumprir os meus sonhos. São o meu porto seguro.

A.S.: És uma pessoa de muito envolvimento, lutadora e ativa, como concilias as tuas paixões?

V.V.B.: Com muito esforço e dedicação. O tempo é aquilo que fazemos dele e acredito que devemos viver a nossa vida a fazer o que realmente nos faz feliz. Tenho várias paixões e são elas que dão sentido à minha caminhada. A minha vida é um desafio constante.

A.S.: Consideras-te empreendedora? O que é para ti empreender?

V.V.B.: Sim considero-me uma empreendedora. Empreender para mim é criar. É correr atrás do que me motiva, é inovar e conseguir fazer a diferença. Nos últimos anos tenho estado atenta principalmente ao empreendedorismo feminino e fico muito feliz pelo lugar que nós mulheres temos vindo a ocupar no mundo. Quero ser e fazer parte desta diferença e inspirar mais mulheres à minha volta.

A.S.: Falas em especial de Mulheres, do lugar das Mulheres no mundo. Qual é para ti essa lugar?

V.V.B.: É um lugar de destaque onde não tenham medo de se expressar, no qual possam fazer a diferença e usufruir dos direitos que são os delas e que em tantos momentos lhes são retirados, a luta das mulheres nunca foi justa.

A.S.: Estamos numa fase difícil de viver em alguns momentos, com muita incerteza, de que é que tu tens certeza na vida?

V.V.B.: Coincidência ou não, a verdade é que é por vezes nesses momentos de incerteza e de dificuldade que acabo sempre por encontrar o meu “Norte”. Por exemplo, este período de isolamento que vivemos recentemente fez-me repensar ainda mais o Inspira-te e torná-lo cada vez mais realidade. Não gosto de fazer muitos planos para o futuro, gosto de viver e aproveitar o presente, mas de uma coisa tenho a certeza: irei lutar sempre por aquilo que me apaixona e que me faz feliz.

A.S.: E o que é que te pode fazer feliz? Fala-me dos teus lazeres.

V.V.B.: Estar com amigos, ler. Gosto de ir ao teatro, gosto de tudo o que está relacionado com as artes. Viajar de certeza. (Risos)

Erasmus em Salamanca – Espanha

A.S.: O que apaixona nas tuas viagens?

V.V.B.: Apaixona-me a diferença. A diferença de cores, de cheiros, de gentes, de vivências. A simplicidade de vários povos e o tão pouco que necessitam para serem felizes. Sou grata por cada lugar pelo qual passei e por cada alma com que me cruzei. Já fui verdadeiramente feliz fora da minha zona de conforto.

A.S.: O que é estar fora da tua zona de conforto?

V.V.B.: (A recuar e a rir…), No fundo quando me desafio a mim mesma,acho que quando torno possivel coisas que por vezes não acredito serem possiveis por várias razões. Muitas vezes no dia à dia isso não possível: ou porque nos dizem que não somos capazes e acreditamos, porque temos medo… somos contaminados por muita coisa… Sou uma pessoa de fé e mesmo quando não tenho tanta coragem, muitas vezes arrisco e acaba por dar tudo certo.

A.S.: Estás a ler algum livro no momento? Que livro me recomendarias e aos leitores?

V.V.B.: Li recentemente o livro Girlboss da Sophia Amoruso, uma empreendedora de sucesso e uma verdadeira inspiração para todas as mulheres que pretendem seguir os seus sonhos e desejam acreditar nelas mesmas.

A.S.: Vânia, obrigada por esta partilha boa. Queres deixar uma mensagem a quem nos ler? O que te ocorre dizer agora?

V.V.B.: A poucos dias do lançamento do Inspira-te ocorre-me que nunca devemos deixar de acreditar em nós e nos nossos sonhos. Podem parecer distantes, confusos, por vezes. Mas eles continuam guardados na caixinha chamada coração e devem ser abertos e partilhados. Mesmo que nos digam que nunca será possível. Para quem acredita, tudo é possível.

Chichén Itzá – México

Quando por vezes me questionam sobre o que penso sobre a Vânia, digo sem medo que é uma das melhores pessoas que conheço. Tenho por ela uma admiração muito forte e que surgiu espontaneamente ao longo de muitas construções recíprocas sobre a vida, o trabalho, as amizades, o amor… Falamos do que importa sempre. Hoje como desde há muito só quero continuar por cá e ver passo a passo o seu caminho profundamente sentido e humano. Espero que a possas acompanhar também e deixar que ela te inspire a viver como és. Grata. Muitas felicidades Vânia!

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo